Geral

Epagri de Lauro Müller promove reunião técnica sobre rastreabilidade de hortifruti

A reunião aconteceu nesta quarta feira (28), no auditório do Paço Municipal. Estiveram presentes os produtores de frutas, verduras e legumes do município.

Foto: Divulgação

Produtos percorrem um caminho longo até chegar ao consumidor final. Acompanhar as etapas desse processo é importante para garantir qualidade aos consumidores. Neste caso, a rastreabilidade dos produtos é a melhor forma de realizar este trabalho, garantindo o acompanhamento em cada parte do processo.

Segundo o Paulo Cesar Freiberger, técnico da Epagri de Lauro Müller, em Santa Catarina existe uma portaria que estabelece que se promova as adequações para cumprimento da legislação de rastreabilidade de hortifrúti. Para auxiliar e orientar os produtores sobre esta nova tecnologia, que passará a ser exigida no próximo semestre, a Epagri de Lauro Müller, realizou a primeira reunião técnica de orientação aos agricultores.

A reunião aconteceu na tarde dessa quarta feira (28), no auditório do Paço Municipal, onde estiveram presentes os produtores de frutas, verduras e legumes do município, além de profissionais das Secretarias de Educação e Agricultura, entre eles o secretário de Agricultura, Acione Andrade Izidoro.

O prefeito Valdir Fontanella compareceu a reunião e falou das propostas que têm para incentivar os agricultores no uso de tecnologias que venham a melhorar a produtividade, usando a estrutura já existente da Secretaria de Agricultura e Epagri.

Na reunião, Paulo Cesar Freiberger, explanou sobre a portaria Portaria Conjunta SES/SAR n° 459 de 07/06/2016, e também o sistema e-Origem da Cidasc, onde todos os produtores primários de vegetais comercializados in natura ou minimamente processados precisará se cadastrar.

O sistema e-Origem é disponibilizado gratuitamente aos agricultores catarinenses. Os mesmos somente terão os custos de impressão dos rótulos, cartazes e caderno de campo.

Através do cadastro no e-Origem, o produtor terá à disposição modelos de caderno de campo, rótulos para a identificação do produto e cartazes para à exposição de sua produção no comércio.

A Epagri do município irá orientar os produtores, no preenchimento do caderno de campo e no cadastramento junto ao sistema e-Origem.

Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Com aperfeiçoamento constante, Associação de Apicultores de Orleans é destaque em Santa Catarina

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’