Moda

Estudantes disputam etapa da Olimpíada do Conhecimento no Senai Criciúma

Vencedora representará Santa Catarina na Olimpíada Nacional.

Estudantes disputam etapa da Olimpíada do Conhecimento no Senai Criciúma

Foto: Douglas Saviato / Novo Texto Comunicação

Três estudantes representantes das cidades de Criciúma, Rio do Sul e Blumenau participam durante esta semana da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento na área de Tecnologia da Moda sediada no Senai Criciúma. Até a próxima sexta-feira (25), as competidoras colocarão em prática na estrutura montada no auditório do Senai os seus conhecimentos em desenvolvimento e confecção diante das provas apresentadas.

A vencedora irá integrar a delegação catarinense na Olimpíada Nacional do Conhecimento, que será realizada em uma cidade ainda a ser definida entre julho e agosto do próximo ano. Caso ganhe também a nível nacional, a estudante catarinense poderá representar o Brasil na etapa internacional, conhecida como Word Skills Competition, que acontecerá em 2019, na Rússia.

Ao todo, serão realizadas 30 ocupações industriais em 12 cidades pelo Estado, sendo que as seletivas iniciaram no dia 10 de julho e se encerram no dia 22 de setembro. De acordo com a coordenadora estadual da olimpíada, Maristela Alves, o processo de treinamento e estudo dos alunos classificados é continuado ao longo deste e do próximo ano, dentro de uma evolução do desempenho e preparação para as etapas seguintes.

“As três representantes tiveram as melhores notas pelo Estado e agora são avaliadas por três professoras na etapa estadual. Serão 17 horas de desafio até a escolha da vencedora na próxima sexta-feira”, destaca. Segundo o vice-presidente regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal, o setor de confecção é atualmente um ramo respeitado nacional e internacionalmente por produzir produtos de qualidade, tecnologia e bom gosto. “Além disso, o Senai, através da Fiesc, tem uma qualidade de ensino que hoje é referência no Brasil”, frisa.

De acordo com as estudantes Nadine Nazário Rita, de 19 anos (Criciúma); Suiane Luz, de 16 anos (Rio do Sul); e Sabrina Silva de Oliveira, de 19 anos (Blumenau), a competição representa um amadurecimento pessoal, além de um ponta pé inicial para a iniciação no mercado de trabalho. “Recebemos um desafio e agora começamos a colocá-lo em prática, será uma semana de grande aprendizado”, comentam.

Estudantes disputam etapa da Olimpíada do Conhecimento no Senai Criciúma

Foto: Douglas Saviato / Novo Texto Comunicação

A Olimpíada

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de Educação Profissional das Américas e tem como objetivo avaliar habilidades técnicas e práticas dos estudantes, consideradas essenciais em um profissional competente, analisando aspectos como criatividade, capacidade de liderança, tomada de decisão, resolução de problemas, autodesenvolvimento, habilidades de comunicação e raciocínio crítico.

Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, o evento reúne estudantes de Cursos Técnicos e de Formação Profissional do Senai, contemplando três etapas eliminatórias: estadual, nacional e internacional.

Colaboração: Douglas Saviato / Novo Texto Comunicação

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Comitiva da Fiesc visita a empresa Librelato

Moda Solidária arrecada roupas infantis em Criciúma

Alunos e professores da Unesc/Senai realizam ação em prol de crianças.