Cultura

Exposição fotográfica “Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia” será aberta no próximo sábado em Laguna

Foto: Divulgação

A Galeria Municipal de Artes Richard Calil Bulos, vai receber a exposição fotográfica “Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia” dos fotógrafos Mara Freire e Ronaldo Andrade.

A abertura acontece neste sábado, 29, a partir das 19h, no Mercado Público, Centro Histórico de Laguna.

Os fotógrafos traduzem em 22 imagens a importância da Canoa de Garapuvu, dentro da tradição que se tornou a pesca da tainha, que inicia em maio, com o cerco realizado pelos pescadores em “Canoa-de-um-pau-só”.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Canoa de Garapuvu

O nome popular da árvore – guapuruvu e também chamada de Guarapuvu ou Guapuruvu, ou Schizolobium parahyba pela ciência – deriva da língua tupi-guaraní e originalmente significa “tronco de fazer canoa” (yya ou ignara = canoa; p’vú = tronco) em referência ao seu uso popular mais utilizado.

Árvore símbolo de Florianópolis, era usada pelas populações originárias para construir suas canoas. Tem a casca dura e o interior macio, fácil de entalhar, de virar canoa. Os povos originários já a construíam e utilizavam na pesca. Hoje, o Garapuvu é árvore protegida.

A mostra “Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia” está aberta para visitação pública até o dia 29 de maio todos os dias, das 9h às 19h, no Mercado Público Municipal.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.