Esporte

Futebol de SC volta a fracassar e fica sem representantes na Copa do Brasil

Foram seis clubes classificados ao campeonato considerado mais rico e democrático de todo o continente; duas fases depois não restou nenhum

Foto: Celso da Luz

Santa Catarina, mais uma vez, está de fora da terceira fase da Copa do Brasil. Depois de entrar com cinco representantes na competição, o último se despediu na noite desta quinta-feira (16), em Alagoas (AL), onde o Brusque deu adeus ao torneio ao ser superado pelo CSA.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Trata-se de uma verdade dura, mas o fato é que Santa Catarina, mais uma vez, não perpetua na rica e democrática Copa do Brasil. O Estado repetiu o desempenho da temporada passada quando seus então quatro representantes se despediram nas primeiras fases da competição.

Na atual temporada, mesmo com seis representantes, os times filiados a FCF (Federação Catarinense de Futebol) não tiveram competência para seguir no torneio.

Dos seis que começaram a primeira fase, quatro avançaram à segunda etapa (Avaí e Chapecoense ficaram para trás). Nenhum dos remanescentes, no entanto, conseguiu avançar à terceira fase a possibilidade de enriquecer em mais de R$ 2 milhões.

Último catarinense

Foi na edição de 2021 que o Estado, por meio do Criciúma, chegou às oitavas de final da Copa do Brasil. O Carvoeiro, mesmo na Série C do futebol brasileiro, conseguiu chegar à etapa onde terminou eliminado pelo Fluminense.

Outros cinco representantes do Estado também estiveram na competição e não conseguiram avançar muito. O desempenho, no entanto, ainda foi melhor que a atual temporada onde o Estado chegou à 3ª fase com três representantes: Chapecoense, Avaí e o Criciúma.

Melhor desempenho

O melhor desempenho de um time de Santa Catarina ainda está com o Criciúma que em 1991 foi campeão sob o comando de Luiz Felipe Scolari. O Figueirense, em 2008, chegou muito perto ao ficar com o vice-campeonato ao perder para o Fluminense, na final.

Agora será preciso esperar mais um ano para que possamos ver os times de Santa Catarina em uma competição como a Copa do Brasil.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

Tubarão é campeão da Copa SC e está na Copa do Brasil

Equipe fica no 1 a 1 com o Brusque e levanta o título.

Criciúma já está no Rio para confronto ‘do ano’ contra o Fluminense na Copa do Brasil

Criciúma chega ao Rio com vantagem na bagagem em busca da classificação para as quartas de final da Copa do Brasil contra o Fluminense neste sábado (31).

O Tigre vai disponibilizar ônibus para torcedores que vão ao jogo da Copa do Brasil

Sócios em dia e membros das torcidas organizadas poderão utilizar o serviço disponibilizado pelo Criciúma

Vantagem carvoeira nas oitavas de final da Copa do Brasil

Tigre supera o Fluminense por 2 a 1 e agora precisa apenas de um empate no confronto de sábado, no Maracanã, para ficar entre os oito melhores da competição nacional. Estratégia funciona e time consegue fazer valer o mando de campo diante dos cariocas.