Turismo

Grupo se mobiliza para destravar projeto da plataforma de vidro da Serra do Rio do Rastro

Esta será maior plataforma de vidro do mundo, com 25 metros, superando a de 23 metros já existente. O investimento é de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Foto: Oneris Lopes / Comunicação Associação dos Municípios da Região Serrana

Uma reunião realizada nessa sexta-feira teve como intuito discutir os entraves do projeto para construção da plataforma de contemplação de vidro no mirante da Serra do Rio do Rastro.

O prefeito de Bom Jardim da Serra, Serginho Rodrigues de Oliveira, a diretoria de Projetos Estruturantes da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura, Ana Paula Cardozo da Silva, e a assessora de turismo da Associação dos Municípios da Região Serrana Amures, Ana Vieira, e a secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, Maria Lúcia Vieira Machado, participaram do encontro.

Entre as decisões tomadas, está o fato de que o empreendimento será realizado por meio de Parceria Público Privado – PPP. De acordo com o prefeito Serginho, existem pendências no processo de desapropriação da área, estruturação de edital e outras questões legais que precisam ser sanadas. “O que tem de ficar claro é que este empreendimento não vai beneficiar apenas Bom Jardim da Serra e Lauro Müller. Ele será uma referência para a região, por isso, deve ser uma luta de todos”, pontuou.

Foto: Divulgação

Como encaminhamento do primeiro encontro, uma reunião ampliada foi agendada para o dia 3 de setembro, na Secretaria de Estado de Turismo, em Florianópolis, com participação de alguns secretários estaduais. Entre eles, o de Turismo, Planejamento e Administração, além da Assembleia Legislativa, Ministério Público Federal e Amures. O intuito é tomar conhecimento da real situação visando que o projeto seja executado de fato.

A equipe da Amures defende ainda a criação de um Grupo de Trabalho – GT, que acompanhará as etapas do projeto. “A Fundação do Meio Ambiente – Fatma é parceira desse projeto e as demais entidades estão unidas. Esse é um bom momento para avançarmos”, afirmou Ana Paula.

Na oportunidade, o grupo ponderou ainda que o projeto de uma plataforma de vidro com lance de 25 metros de avanço sobre o precipício pode ser apenas uma das etapas de um grande projeto turístico regional. Demais definições serão discutidas em reuniões e validadas por meio de Audiências Públicas entre os municípios contemplados diretamente pelo projeto.

Esta será maior plataforma de vidro do mundo, com 25 metros, superando a de 23 metros já existente. O investimento é de aproximadamente R$ 2,5 milhões. Denominado Projeto Serra do Rio do Rastro Aventura, o empreendimento contempla também, uma tirolesa e um bondinho que percorrerá o entorno do cânion.

Colaboração: Oneris Lopes / Comunicação Associação dos Municípios da Região Serrana

Foto: Divulgação

Vídeo conceitual mostra possíveis características da futura plataforma da Serra do Rio do Rastro. Confira:

Notícias Relacionadas

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.

Governo do Estado reabilita rodovia entre Bom Jardim da Serra e São Joaquim

A reabilitação inclui revitalização do pavimento, acostamentos, implantação de duas interseções sendo uma rótula cheia alongada, além de outras melhorias.

SC-390: “Parece que tem uma caveira de burro enterrada ali”, diz governador do Estado

Afirmação foi dada em entrevista exclusiva ao Portal Sul in Foco. Eduardo Moreira se mostrou incomodado com o atraso no lançamento do edital para licitação.

Serra do Corvo Branco: obra parada gera reflexos no desenvolvimento da região