Esporte

Heroico: Tigre vence fora de casa e lidera a Série B

Com um jogador a menos desde os 18 minutos do primeiro tempo, Criciúma faz 1 a 0 no lanterna ABC, em Natal.

Foto: Divulgação

Em uma jornada de superação, o Tricolor Carvoeiro bateu o ABC por 1 a 0, na tarde deste sábado, e assumiu a liderança parcial da Série B do Brasileirão. Fellipe Mateus, cobrando pênalti, fez o gol do jogo, aos 31 minutos do primeiro tempo.

Antes disso, aos 18 minutos, Walisson Maia evitou um lance de gol dos donos da casa e foi expulso. A partir daí, o Tigre jogou com um a menos, teve uma grande concentração, conteve os avanços do adversário e garantiu mais três pontos longe do Majestoso. Com o resultado, o Criciúma chega ao primeiro lugar momentâneo da Série B e torce para que Sport e Vila Nova não vençam, na conclusão da rodada, para manter a posição na tabela.

Antes do primeiro minuto, o time da casa já buscou o ataque, mas Miqueias chegou firme e garantiu o tiro de meta. O ABC tinha mais posse de bola e tentava ameaçar o Tigre, que se defendia bem. Aos cinco minutos, após toque de Júnior Todinho, Thonny Anderson bateu forte, rasteiro, mas Gustavo foi bem na bola e colocou pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, o goleiro do Criciúma foi tocado. Falta de ataque. Aos nove minutos, o Tigre errou a saída de jogo, mas o ABC não conseguiu aproveitar.

No princípio do jogo, o time potiguar empurrava o Tigre para trás. O Criciúma se defendia e tentava sair em contra-ataques. Aos 11 minutos, a primeira chegada do Tigre: Fellipe Mateus cruzou, a zaga tirou parcialmente e Claudinho finalizou pela linha de fundo, de primeira. Aos 14 minutos, a zaga do Tigre bateu cabeça, novamente. Após cruzamento de Fábio Lima, Wallace bateu, mas Rodrigo desviou pela linha de fundo. Escanteio. Na cobrança, a zaga tirou.

Aos 16 minutos, o Tigre sai jogando errado com Rodrigo, que atravessou a bola na frente da área, Júnior Todinho ficou com a bola, na entrada da área, e foi derrubado por Walisson Maia, quase na linha da grande área. Falta. O árbitro Ivan da Silva Guimarães Júnior revisou o lance no VAR e expulsou o zagueiro do Criciúma. O lance foi de chance de gol e o defensor do Tigre derrubou o adversário.

Na cobrança de Thonny Anderson e Gustavo espalmou. Aos 22 minutos, Rayan entrou no lugar de Léo Costa, para recompor o sistema defensivo. Aos 24 minutos, após boa troca de passes pela esquerda, Fábio Lima recebeu, na marca do pênalti, mas pegou embaixo da bola e isolou o chute. Aos 29 minutos, após cruzamento de Felipe Vizeu, pela esquerda, Fabinho foi tocado por baixo e derrubado. Pênalti. Fellipe Mateus bateu e abriu o placar: 1 a 0 para o Tigre. Gol do jogador que completava 100 jogos com o Manto Carvoeiro.

Aos 35 minutos, o técnico do ABC, Allan Aal, tirou um volante, Wallace, e colocou o atacante Wallyson. Aos 39 minutos, Wallyson bateu forte, Gustavo rebateu e, no rebote, Thonny Anderson tentou pegar a bola, mas atingiu o companheiro Romário. Aos 43 minutos, Fábio Lima cruzou da direita, mas Rodrigo salvou, no meio da área, quando Júnior Todinho estava pronto para empatar o jogo.

Após o gol, o Criciúma equilibrou o jogo, enquanto o ABC sentiu a derrota parcial. Aos 48 minutos, Matheus Anjos recebeu com liberdade, mas finalizou mal. A bola saiu alta e pela linha de fundo. O primeiro tempo acabou com o jogo disputado, mesmo com o Tigre tendo um jogador a menos desde os 18 minutos. “Acima de tudo, da partida de número 100, tem o Criciúma. Quero agradecer à minha família que está aqui no estádio, mas não tem nada ganho. Vamos voltar focados para o segundo tempo”, diz o meia Fellipe Mateus, no intervalo.

Bola no travessão, mas partida controlada na etapa final

Antes do primeiro minuto, Júnior Todinho recebeu na área e bateu forte, mas a bola desviou e bateu na rede pelo lado de fora. Escanteio. Na cobrança, a zaga afastou. O ABC voltou pressionando, conforme esperado. Aos quatro minutos do segundo tempo, o goleiro Gustavo tomou o terceiro cartão amarelo e não joga, na quinta-feira, contra o Guarani.

Aos cinco minutos, Matheus Anjos bateu, de muito longe, e Gustavo pegou com tranquilidade. Aos sete minutos, Fabinho foi lançado, na área, mas acabou desarmado. Aos oito minutos, após cruzamento de Gedeílson, Matheus Anjos cabeceou firme e Gustavo foi no cantinho para salvar o Criciúma. Aos 14 minutos, Miqueias arriscou, mas Simão pegou com tranquilidade.

Aos 24 minutos, Fabinho e Tiago Marques fizeram boa jogada, mas a zaga do ABC se recuperou e limpou o lance. Aos 29 minutos, Jean Patrick soltou a bomba, da intermediária, e a bola estourou no travessão. Na sobra, Felipe Garcia cabeceou fraco e Gustavo pegou. Lance de perigo do ABC.

Aos 33 minutos, Gedeilson cruzou e Rodrigo colocou pela linha de fundo. Escanteio. Na cobrança, a zaga afastou. Aos 37 minutos, Rodrigo apareceu bem na área, em cobrança de escanteio, mas cabeceou para fora. Aos 40 minutos, Genilson bateu forte e Gustavo defendeu. Na sequência, Miqueias afastou. Aos 43 minutos, Gustavo sentiu lesão e deu lugar a Alisson. Alteração no gol do Tigre.

No final, pressão potiguar, mas sem resultado. Mais uma vitória carvoeira longe de casa. É a segunda consecutiva e 13 pontos conquistados em 15 disputados. O próximo desafio será na quinta-feira, diante do Guarani, no Majestoso, que deve estar lotado. “Foi uma partida muito difícil. Por tudo o que aconteceu na partida, conseguir essa vitória é muito importante para o decorrer da competição”, finaliza o lateral esquerdo Marcelo Hermes.

Campeonato Brasileiro – Série B – 16ª Rodada

08/07 (sábado) – 15h30 – estádio Frasqueirão, em Natal (RN)

ABC

Simão; Gedeílson, Afonso, Genilson e Romário (Welliton); Ramon (Jean Martim), Wallace (Wallyson) e Thonny Anderson (Felipe Garcia); Júnior Todinho, Fábio Lima e Matheus Anjos (Jean Patrick). Técnico: Allan Aal

CRICIÚMA

Gustavo (Alisson); Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Léo Costa (Rayan), Miqueias, Arilson e Fellipe Mateus; Fabinho (Rômulo) e Felipe Vizeu (Tiago Marques). Técnico: Cláudio Tencati

Arbitragem: Ivan da Silva Guimarães Júnior (AM); Auxiliares: Anne Kesy Gomes de Sá (AM) e Antônio Adriano de Oliveira (MA); VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ). AVAR: Ciro Chaban Junqueira (DF)

GOL: Fellipe Mateus (31/1T) (C)

Cartões Amarelos: Genilson (ABC); Gustavo (C)

Cartão Vermelho: Walisson Maia (C)

Com informações do Portal TN Sul

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Notícias Relacionadas

Associação Atlética de Orleans precisa de apoio para fazer ainda mais história no futebol orleanense

Chape encara Náutico nos Aflitos para encostar na liderança da Série B

No outro jogo da noite, Confiança e Guarani querem se afastar do Z4

Próspera lança plano de sócio para a temporada

Neste primeiro momento, três tipos de modalidades estão disponíveis para a torcida.

Município e Criciúma Esporte Clube assinam convênio que beneficia jovens da cidade

Assinatura ocorrerá nesta quinta-feira (16), às 14h, na Sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris