Saúde

Janeiro Verde alerta para a prevenção do câncer de colo de útero

Santa Catarina é o estado da região Sul com mais casos de registros do tumor

Foto: Nilton Alves/TN

Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o câncer do colo de útero, a campanha Janeiro Verde vem sendo instituída no Brasil. A doença está relacionada ao contágio pelo Papilomavírus humano (HPV), que pode ser transmitido através de relações sexuais. Santa Catarina é o estado da região Sul com mais casos de registros do tumor.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o estado teve 880 casos de câncer de colo de útero em 2022. Nos primeiros quatro meses do ano passado, apenas 73 mil mulheres do estado realizaram a coleta de exame citopatológico em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de exames que servem para a detecção precoce do câncer do colo do útero.

No Brasil, esse é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres (ficando atrás apenas do de mama e do colorretal) e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil. Por isso, o controle de câncer do colo de útero foi designado como prioridade no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DCNT) de 2021-2030.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

“O câncer de colo de útero é uma doença silenciosa porque, na maioria dos casos os sintomas só aparecem quando já se tem lesões volumosas. Além disso, nos casos de lesões precursoras, podemos impedir a evolução pro câncer em situações que a lesão ainda nem é vista a olho nu”, diz Túlia Kleveston Ginecologista e Obstetra da Saúde da Mulher de Criciúma.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Vigilância em Saúde de Criciúma promove oficina para planejar ações, prevenção e controle de doenças

Capacitação aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Clinivida promove a saúde preventiva por meio do Kit Check-up

Empresa proporciona pacotes personalizadas de exames de rotina a um preço mais atrativo.

Plaszom promove palestras de prevenção e qualidade de vida para colaboradores em Orleans

Durante os dias 11 a 14, a empresa realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) no auditório da Sede