Geral

Mais de 150 escrituras serão entregues aos moradores do Loteamento Anita Garibaldi em Criciúma

Cerimônia irá ocorrer na próxima segunda-feira (4), às 19h, no Teatro Municipal Elias Angeloni.

Divulgação

Mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação restitui a esperança de cidadãos criciumenses. Desta vez, 152 escrituras serão entregues aos moradores do Loteamento Anita Garibaldi, que conta com aproximadamente 400 lotes em seu território. A cerimônia de entrega irá ocorrer na próxima segunda-feira (4), às 19h, no Teatro Municipal Elias Angeloni.

“Nós pudemos perceber na entrega dos convites o quanto é significativo para as famílias terem esse comprovante em definitivo da propriedade de terra. São pessoas que passaram anos na incerteza de que essa ocupação poderia ser destituída. É muito gratificante para o governo, até pela cidadania que estamos proporcionando ao moradores e questão social”, disse o secretário de Assistência Social e Habitação de Criciúma, Paulo César Bitencourt.

Para o prefeito Clésio Salvaro, a data representa mais um grande passo rumo à cidadania dessas famílias. “Essa é uma área de interesse social. Entregar as escrituras para os moradores do Anita Garibaldi é, sem sombra de dúvidas, uma conquista histórica. O governo se preocupa com as pessoas e busca proporcionar a elas os seus direitos. O dia 4 de novembro ficará marcado no município por conseguimos, com muita luta, avançar mais uma etapa”, pontuou o prefeito.

História do Loteamento

Em 1976 o espaço era denominado Parque Residencial Carolina, tendo uma carbonífera como proprietária. Anos depois, foi tomada por um instituto como forma de pagamento de dívidas. No ano de 1992, a área foi ocupada por moradores que lá se instalaram e construíram suas moradias. “Eu era muito novo e nós não esperávamos passar por isso. Invadir uma área que tinha proprietário nos fazia ficar com um certo receio. No entanto, tudo o que queríamos era ter um pedaço de terra. Fomos na cara e na coragem, enfrentamos muitas ações de despejo e reuniões”, explicou o presidente do Loteamento Anita Garibaldi, Rubens Pereira.

Após a ocupação, um contrato foi assinado e o município adquiriu os territórios, assim garantindo o espaço aos moradores. “Quando eu fui convidada para receber a escritura, fiquei emocionada. Eu já estava sem esperança, pois estou aqui 29 anos tentando isso”, contou a residente Arlene Nunes. Atualmente, 50% dos habitantes são oriundos do processo de ocupação e a empresa responsável pelas regularizações, medições e mapeamento dos imóveis foi a Protol – Projetos de Engenharia e Consultoria LTDA.

Colaboração: Comunicação DECOM

Notícias Relacionadas

Governo de Criciúma anuncia obras de pavimentação asfáltica em ruas dos bairros Recanto Verde, Fábio Silva e Anita Garibaldi

Ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos orçados em mais de R$ 4 milhões foi assinada nesta quinta-feira (27)

Projeto de futuro loteamento pode render até R$ 35 milhões ao josefinos em Orleans

Decreto de utilidade pública expedido pela prefeitura pretende impedir possível especulação imobiliária de área estratégica. A intenção é adquirir o local para investimentos em educação, cultura, esporte e lazer

Prefeitura de Criciúma beneficia mais de 40 famílias com entrega de escrituras nesta quinta-feira (18)

Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação entregará os documentos às 19h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris

Comemoração do bicentenário de Anita Garibaldi é debatida entre os prefeitos da região

Nas cidades de Imbituba, Laguna e Tubarão, ainda em 2019, será plantada a Rosa de Anita. Trata-se de um híbrido desenvolvido por botânicos europeus e que será plantado nos locais que fazem parte da história da heroína dos dois mundos.