Poder Legislativo

Mais um passo rumo à pavimentação asfáltica entre comunidades de Urussanga e Lauro Müller

Mais um passo rumo à pavimentação asfáltica entre Urussanga e Lauro Müller

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Mais um passo rumo à concretização de um sonho. Assim, foi a Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, por meio da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (4), na localidade de Santana, em Urussanga.

O assunto tratado foi a pavimentação asfáltica da SC-440, conhecida como Rodovia dos Mineiros, entre Urussanga e Lauro Müller, em um trecho que compreende 12 quilômetros. Ele inicia na localidade de Rio Carvão, passando por Santana, em Urussanga, encerrando no bairro Itanema, em Lauro Müller. Trata-se do menor percurso entre a serra e o litoral catarinense.

A comunidade se organizou e compareceu em peso, lotando o salão. Faixas e adesivos da campanha mobilizada pela comunidade e intitulada “Sem asfalto, sem voto” pediam por garantias e pelo fim da espera de 54 anos. Os representando, estava o presidente da Associação Comunitária do Rio Carvão – Acric, Sidnei Casagrande, o Chiquinho, e o presidente da Associação de Moradores de Santana – Amosan, Ediraldo Albani.

Mais um passo rumo à pavimentação asfáltica entre Urussanga e Lauro Müller

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Seis deputados estaduais se fizeram presentes. Entre eles, Ana Paula Lima (PT), João Amin (PP), Dóia Guglielmi (PSDB), Cleiton Salvaro (PSB), Ricardo Guidi (PSD) e padre Pedro Baldissera (PT). Os prefeitos de Urussanga e Lauro Müller, Gustavo Cancellier e Valdir Fontanella, respectivamente, acompanhado dos vice-prefeitos, Décio da Silva e Pedro Barp Rodrigues, e de secretários municipais, também participaram da audiência pública.

Os presidentes da Câmara de Vereadores de ambos os municípios, Marcos Roberto Silveira e José Antonio De Bettio, e demais vereadores. Em Lauro Müller, inclusive, a sessão ordinária foi transferida em virtude do encontro para que todos os vereadores pudessem participar. O presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, e representantes do Governo do Estado e da Secretaria Estadual da Infraestrutura também compareceram, além de demais autoridades locais, regionais e estudais.

Deputados estaduais garantem apoio

A deputada estadual Ana Paula Lima foi a proponente da audiência pública. Ela foi a primeira a fazer uso da palavra. “Sabemos da importância e da mobilização dos moradores. Por isso, estamos aqui comprometidos com vocês e com esta obra tão importante, que encurtará a distância e que colocará as cidades de Urussanga e Lauro Müller bem mais próximas”, afirmou. Além de Ana Paula, os demais deputados fizeram uso da palavra, garantiram apoio à causa e se comprometeram a buscar os recursos necessários para a execução da obra.

Prefeitos falam sobre as necessidades locais

Mais um passo rumo à pavimentação asfáltica entre Urussanga e Lauro Müller

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, destacou que a história no local iniciou na década de 1940. “Foi vendida uma ideia de que as pessoas viriam até a região e teriam emprego, qualidade de vida e dignidade em função da extração do carvão”, relembrou. Entretanto, segundo ele, com a diminuição da atividade, ficaram os problemas. “Os moradores da região querem oportunidade”, acrescentou.

Gustavo defendeu que, com a pavimentação, será possível voltar a gerar empregos. “Da forma que está, já é difícil manter as empresas que aqui estão, então imagina instalar uma nova”, observou. Além disso, a agricultura também sofre prejuízos, tendo em vista que não é possível cultivar nas terras, que estão degradadas devido à exploração de carvão. “Apenas quando conseguirmos ligar os dois municípios, será possível dar condições à população, não existe outra saída”, concluiu.

Mais um passo rumo à pavimentação asfáltica entre Urussanga e Lauro Müller

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Para o prefeito de Luro Müller, Valdir Fontanella, a pavimentação servirá como uma compensação por danos causados. “Precisamos compensar o que foi destruído no passado. O carvão gerou riqueza ao Estado através de imposto, mas queremos agora simplesmente o direito de ir e vir de maneira mais apropriada. Como gestores público, precisamos fazer que as pessoas tenham essa compensação. Com rios poluídos e terras degradadas, só resta o trabalho em comércio e indústria. São famílias inteiras, senhores deputados, que precisam se locomover de forma mais digna. É por isso que lutamos junto aos moradores, para que eles não precisem deixar tudo que construíram ao longo de suas vidas e ir para outros lugares”.

O presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, afirmou que está ao lado dos moradores neste momento de luta. “Trago aqui a força dos prefeitos da região carbonífera, para, junto a vocês, nos unirmos em prol desta reivindicação tão justa feita nesta noite. É com a força de todos que tornarem isso possível. Se for necessário, no dia da audiência com o governador, faremos um apelo para que os 12 prefeitos da Amrec estejam em Florianópolis em busca desta tão importante rodovia”, adiantou.

Mais um passo rumo à pavimentação asfáltica entre Urussanga e Lauro Müller

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Apelo dos moradores é por ações concretas

O presidente da Associação Comunitária do Rio Carvão – Acric, Sidnei Casagrande, o Chiquinho, destacou que o objetivo da Audiência Pública é que o encontro resulte em ações concretas. “Antes de eu assumir a presidência, minha filha disse: ‘pai, você vai se incomodar’. Eu respondi que ia me incomodar mesmo, mas que ia incomodar também para que as coisas aconteçam. Afinal, estamos trabalhando pelo bem de toda a comunidade”, disse.

Ele apontou ainda algumas conquistas desde que a campanha “Sem carvão, sem voto” foi iniciada, em fevereiro. O governador em exercício, Eduardo Moreira, e o secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, autorizaram, no último dia 11 de agosto, o lançamento de edital de licitação para o primeiro trecho de pavimentação para asfaltamento de dois quilômetros no valor estimado de mais de R$ 3 milhões. Além disso, a verba de R$ 250 mil, do deputado federal Espiridião Amin. “Acredito que dará uns 250 metros”, calculou.

O presidente da Associação de Moradores de Santana – Amosan, Ediraldo Albani, seguiu a mesma linha e garantiu que a luta continua. “Podem ter certeza que não vamos parar. Contamos com o empenho dos deputados e agradecemos ao apoio de todos os envolvidos”.

[soliloquy id=”238925″]

Notícias Relacionadas

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Projeto de Comin declara de utilidade pública Lions Clube de Cocal do Sul

Sessão solene da Alesc ocorrerá em agosto para comemorar os 105 anos de Orleans