Segurança

Mais uma Rede de Vizinhos é inaugurada em Araranguá

Foto: Divulgação / PM

Na noite de quarta-feira (27), os moradores do Loteamento Açores, no bairro Caverazinho, inauguraram oficialmente o projeto “Rede de Vizinhos”, realizado em parceria com a Polícia Militar de Araranguá.

Na solenidade, esteve presente o subcomandante do 19º BPM, major Marcelo Bertoncini Zanette; o comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, capitão Diego Schwartz; o corregedor do 19º BPM, 2º tenente Filip Tharles Bilhalva; o secretário de Obras e Agricultura do município de Araranguá, Alfredo Afrânio Ronconi; e demais moradores do loteamento.

O projeto é uma estratégia de policiamento. Por meio dele, uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intuito de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural. Com isso, busca-se prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

A iniciativa foi dos moradores do loteamento, que procuraram o 19º Batalhão de Polícia Militar, manifestando o interesse em compartilhar a responsabilidade pela segurança dos seus vizinhos e trabalhar em parceria com a polícia. A PMSC ofertou aos vizinhos um treinamento nas instalações do 19º Batalhão de Polícia Militar. Na capacitação, os moradores receberam orientações sobre estruturas de redes, segurança na transmissão de informações, dicas de segurança pessoal e residencial, além de conhecimentos sobre o uso da arquitetura contra o crime.

Além disso, foi criado um grupo fechado de WhatsApp, onde os vizinhos e representantes da Polícia Militar mantém constante interação, garantindo a rápida e eficaz comunicação e mobilização entre as partes.

Colaboração: Comunicação PM de Araranguá

Foto: Divulgação / PM

Notícias Relacionadas

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Coronavírus em SC: Polícia Militar ultrapassa 100 mil fiscalizações no trabalho de combate à Covid-19

1.701 estabelecimentos foram notificados e 76 foram interditados.

Empresa tem malote levado por assaltante em Sangão

A funcionária disse à polícia que foi abordada pelo homem quando chegava no estabelecimento com um furgão.

Idoso fica gravemente ferido após ser agredido com capacete em Lauro Müller

Familiares também foram ameaçados por agressor. Com o acusado, a Polícia Militar encontrou drogas.