Geral

Matrículas para ano letivo de 2024 na rede estadual iniciam nesta segunda-feira

Novas inscrições para a rede estadual de educação devem ser feitas de forma online e confirmadas na escola

Foto: Divulgação Secom

A Secretaria de Estado da Educação abriu o período de matrículas para o ano letivo de 2024. As inscrições que iniciaram nesta segunda-feira (27) devem ser feitas de forma online, em um primeiro momento, até às 17h de quarta-feira (29). Ao todo, Santa Catarina tem mais de 525 mil estudantes, divididos em 1053 escolas do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.

A inscrição deve ser feita no site matriculaonline.sed.sc.gov.br. Para isso, é, inclusive necessário utilizar seu cadastro no site gov.br . O primeiro processo compreende em realizar a pré-matrícula na plataforma, na qual o responsável pelo estudante registra os dados do aluno e escolhe uma das unidades escolares com vagas disponíveis. Quando o cadastro é concluído , é gerado um número de protocolo que deve ser anotado.

No dia 1º de dezembro, será realizado o sorteio de seleção. Os resultados serão divulgados no mesmo dia, a partir das 17h, no site Matrícula Online.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A segunda etapa do processo é a confirmação da matrícula, feita presencialmente na escola onde o aluno será matriculado, entre os dias 4 a 6 de dezembro. Nela, devem ser levados todos os documentos do estudante e o número de protocolo emitido na pré-matrícula, para garantir a vaga na unidade.

No dia da matrícula os pais ou responsáveis legais deverão apresentar os documentos solicitados, de acordo com o ano/série de matrícula.

  • Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento do estudante;
  • Cópia da Carteira de Identidade do estudante;
  • Cópia do CPF do estudante;
  • Cópia do CPF do responsável;
  • Cópia do comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação);
  • Comprovante de vacinação;
  • Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site:matriculaonline.sed.sc.gov.br);
  • Atestado de frequência e/ou boletim atual;
  • Histórico escolar original e cópia (pode ser apresentado até 30 dias após o início do ano letivo).

Os pais ou responsáveis por alunos da rede estadual de educação que não possuem ferramentas para realizar a matrícula de forma online podem fazer o cadastro diretamente na unidade escolar. O prazo é o mesmo: entre esta segunda-feira (27) e a quarta-feira (29), até às 17h.

Ano Letivo de 2024 já tem data para iniciar

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

A Secretaria do Estado de Educação, Undime e Fecam, já alinharam o calendário letivo de 2024. O início do próximo ano letivo está marcado para o dia 15 de fevereiro – a data vale para escolas estaduais e os municípios, que possuem regime próprio, têm autonomia para começarem ou não na mesma data.

Os professores começam alguns dias antes, em 5 de fevereiro, para planejamento pedagógico. De acordo com o calendário, o primeiro semestre letivo encerra para os alunos no dia 15 de julho, quando tem início o recesso escolar de meio de ano. Para professores, os dias 15, 16 e 17 de julho estão reservados para planejamento e formação pedagógica. O recesso dos docentes começa no dia 18 de julho. As aulas do segundo semestre serão retomadas para todos os estudantes no dia 29 de julho .

Para os estudantes da rede estadual de ensino, o ano letivo termina no dia 13 de dezembro. Os dias 16,17 e 18/12 estão destinados para os Conselhos de Classes finais. A entrega de documentos e o encerramento das atividades escolares devem acontecer no dia 19 de dezembro.

Com informações ND+

Notícias Relacionadas

MEC permite incluir atividades a distância no calendário do ano letivo

Diretrizes definidas pelo CNE para todas as etapas de ensino

Governo de Lauro Müller entrega segundo lote de matrículas do Programa de Regularização Fundiária

Ao todo, 42 documentos de posse estão sendo entregues pela Secretaria de Assistência Social na tarde desta segunda-feira (18).

Formação de professores marca início do ano letivo em Siderópolis

A Secretaria Municipal de Educação mais uma vez deu boas-vindas à classe docente

Governo de Siderópolis vai entregar 109 matrículas de imóveis

O programa contempla terrenos que estão inseridos em áreas irregulares apontadas pelo município para a regularização fundiária urbana, beneficiando famílias possuidoras destes imóveis sem escritura pública