Geral

Morro da Fumaça: Corte do bolo e baile da terceira idade encerram a Maggiofest

Durante os três dias de festa, diversas atrações se apresentaram no palco montado no Centro da cidade

Fotos: Marciano Bortolin

A Maggiofest, festa que celebra os 56 anos de emancipação-político administrativa de Morro da Fumaça, comemorado neste domingo, 20 de maio, foi sucesso de público. O evento iniciou na sexta-feira, 18, com resgate ás tradições italianas, principais colonizadores do município, seguindo até este domingo.

O dia do aniversário iniciou com a Missa de Ação de Graças, celebrada na Paróquia São Roque. Ao meio, um almoço típico italiano, organizado pelo Lions Clube deu sequência à festa. Toda a renda do almoço será revertida para a Casa do Idoso de Morro da Fumaça.

De volta à Praça Maggiofest, com estrutura montada na rua XV de Novembro, o show de humor de Dona Maricotinha fez sucesso para o público que foi dos mais novos aos mais experientes. Após a apresentação que arrancou muitas gargalhadas, aconteceu o corte do bolo de 56 quilos. O prefeito Noi Coral fez questão de chamar os ex-prefeitos que estavam presentes. “Os chamei porque cada um deixou o seu legado, o seu trabalho no desenvolvimento de Morro da Fumaça, algo que deve ser reconhecido e reverenciado. Assim como a luta de cada fumacense por uma cidade melhor também precisa ser destacada”, enfatiza o prefeito.

Neste dia 20, o distrito de Estação Cocal também está de aniversário: comemora 114 anos de colonização.

Preservação do meio ambiente domina apresentações de escolas

Na noite de sábado, 19, foi a vez das crianças das escolas da cidade apresentarem números de dança que encantou o público. Na maioria dos números, o meio ambiente foi o foco. “Ficamos felizes em ver a presença do público nestes dias de Maggiofest. É uma festa pequena, mas que resgata as nossas origens e celebra uma data muito especial, que é o aniversário de Morro da Fumaça, fala o vice-prefeito Eduardo Guollo.

Danças folclóricas

Na noite de sábado, grupos de danças folclóricas como a italiana, a polonesa e a portuguesa também se apresentaram. “Tivemos atrações para todos os públicos e enceramos satisfeitos com os resultados”, diz o presidente da Maggiofest e Diretor de Esportes e Turismo, Carlos Sweder de Rochi.

Casa da Nona atrai olhares

Outra atração que atraiu olhares durante os três dias de festa foi a Casa da Nona, montada junto com a estrutura da Maggiofest pela Coordenação de Assistência Social. “É a valorização da cultura. Não podemos deixar que a nossa história seja esquecida, mas sim deixar este legado para os nossos filhos, e incentivá-los a buscar conhecer a nossa história”, enfatiza a coordenadora de Assistência Social, Rosangela Pagnan Maragno, a Danda.

Vacinação

A Secretaria do Sistema de Saúde manteve um estande na festa durante os três dias onde realizou vários tipos de exames, além de realizar um Dia D Extra de Vacinação Contra a Gripe no sábado, 19. Na ocasião, 48 pessoas foram imunizadas.

Além do estande da Secretaria de Saúde, agricultores familiares e a Olaria das Artes também estiveram presentes.

Notícias Relacionadas

“Casa da Nona” será atração na Maggiofest, em Morro da Fumaça

Tencati faz mistério na preparação do Tigre diante do líder Botafogo

Professor: a profissão que forma todas as profissões

Para homenagear essas pessoas brilhantes, foi criada no ano de 1827, por Dom Pedro I

A tentativa de captura da capital do Sacro Império Romano-Germânico