Geral

Mutirão para castração de animais começa nesta terça-feira, em Lauro Müller

Cerca de 200 animais terão microchipagem, com procedimentos sendo realizados nas comunidades de Itanema e Barro Branco.

Divulgação

A Administração Municipal de Lauro Müller, através da Fundação do Meio Ambiente (FMALM), inicia nesta terça-feira, 13, os procedimentos médico-veterinários para castração de 200 animais, dentro do Segundo Mutirão de Castração e Microchipagem de Cães e Gatos. O mutirão acontece nos bairros Barro Branco e Itanema. A ação é direcionada para animais de famílias inscritas no CAD Único da Assistência Social.

O mutirão abrange animais domésticos e de rua nos bairros Itanema, Santa Rosa, Morro da Figueira, Mina Nova, Barro Branco, KM 01, Farroupilha, Rio Bonito e Palermo. A ação acontece hoje (13) no Barro Branco, em frente à igreja católica e, amanhã (14), no bairro Itanema, em frente à Escola Municipal Profª Lígia Chaves Cabral. O atendimento começa às 8h e vai até às 17h. Os animais que recebem a cirurgia são os previamente cadastrados pelas Agentes de Saúde da Família pertencentes às pessoas inseridas no CAD Único.

Na tarde desta terça-feira, o Prefeito Valdir Fontanella, junto dos secretários de Saúde, Carla Zabotti Dias e de Obras e Serviços Públicos, Acione Andrade Izidoro, junto da equipe da Fundação do Meio Ambiente, visitou o mutirão. Segundo o gestor municipal, os procedimentos são importantes, e necessários, para garantir a segurança sanitária dos animais e, principalmente, das comunidades. “Estamos evitando, com esse trabalho, que a população de cães e gatos dos bairros de Itanema e Barro Branco, cresça sem controle, trazendo problemas para as pessoas”, afirma Fontanella. Para ele, é papel do município providenciar os cuidados de todos os possíveis vetores causadores de doenças nos bairros de Lauro Müller. “Para isso, mobilizamos todos os secretários, para que as campanhas de saúde e bem estar social alcancem o maior número de pessoas possível”, diz o prefeito.

Antes de levar cães e gatos até os pontos de atendimento, os proprietários precisam atentar para os procedimentos de higienização e cuidados pré-operatório:

• Dar banho de 4 a 5 dias antes, para a eliminação de pulgas e carrapatos;

• Jejum de no máximo 4h antes da cirurgia (cães e gatos);

• Trazer gato em caixa de transporte, ou caixa de papelão, e cão preso em coleira e guia e focinheira se necessário;

• Trazer cobertor e um pouco de jornal no dia da cirurgia, o animal deverá usar obrigatoriamente o colar (cone) no pescoço ou malha pós-cirúrgica depois da cirurgia.

As orientações pós cirúrgicas serão passadas nos dias de atendimento, pela veterinária responsável. O mutirão é de realização da Fundação do Meio Ambiente de Lauro Muller – FMALM e com apoio da Secretaria de Administração, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. O primeiro mutirão foi realizado em 2018, onde 200 animais dos bairros de Arizona, Morro da Palha e Km 107 passaram pelos procedimentos cirúrgicos.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

Prefeitura de Jacinto Machado abre inscrições gratuitas para castração de cães e gatos

A ação surgiu após a parceria da Administração Municipal com a Associação de Proteção aos Animais É o Bicho e apoio do Instituto SOS Bicho Urbano. A ação está marcada para os dias 14 e 15 de setembro, no ginásio de esportes de Jacinto Machado.

Mulheres convivem há anos com dores após cirurgias malsucedidas feitas em mutirão em Criciúma

Ministério Público fez TAC com prefeitura e hospital para garantir operações reparadoras. Município diz que todas as pacientes serão avaliadas.

Confraternização de Beach Tennis arrecada mais de 500kg de ração para abrigo de animais

O montante arrecadado é suficiente para alimentar os 77 cães por um mês.