Arquitetura e Interiores

O que é automação residencial?

Na coluna de hoje, não vou falar de arquitetura em si, mas de um item que caminha lado a lado com a arquitetura residencial. A automação residencial pode ser definida como a arte de tornar a maior parte dos equipamentos eletrônicos da sua casa automático. Isso mesmo!

Imagine controlar o ar condicionado, a televisão, as luzes, a cortina ou mesmo a irrigação do jardim com alguns cliques no seu iPhone ou Smartphone? Na coluna de hoje você vai entender como funciona essa tecnologia que veio para ficar.

Vamos imaginar uma situação: você acaba de chegar em casa depois de um dia puxado de serviço. Reclina-se no sofá, pega seu celular e, só com alguns toques, coloca a sua música preferida para tocar, liga a televisão e ainda deixa a sua sala de estar em uma temperatura mais fria com o ar-condicionado, para compensar o calor que faz lá fora. Pode até parecer a narração de um filme, mas não passa de pura tecnologia.

Coluna Jaque

Foto: Divulgação

Possibilidades da automação residencial:

Se estiver se preparando para sair de casa, basta acionar um comando único que apagará todas as luzes e luminárias da casa, fechará tanto as cortinas dos quartos como as da sala, os pontos do ar-condicionado e ainda ficará em alerta no gerenciamento das câmeras, para manter a segurança do ambiente.

Ou ainda você pode criar cenários específicos e, com um clique, ativá-los. Você pode criar, por exemplo, um cenário para quando está saindo do seu trabalho. Portanto, o ar-condicionado é acionado, as luzes de fora da casa acendem e as cortinas na sala se abrem ao mesmo tempo que as cortinas dos quartos se fecham. Compreende?

Coluna Jaque 2

Foto: Divulgação

Porque investir em automação residencial?

Além da facilidade de contar com esses comandos ao seu dispor e realizar todas essas atividades com apenas um clique, devo também destacar que a automação residencial promove muito mais segurança e conforto para os residentes da casa.

De onde você estiver, você pode acionar ou desligar qualquer equipamento da sua casa. Portanto, você pode pré-determinar horários para que as luzes externas e internas da sua casa sejam ligadas. Quem observa sua casa acredita que você está nela, concorda?

Além disso, seja onde estiver, você tem acesso às imagens das câmeras de segurança. No celular, no tablet ou no seu notebook, você consegue observar cada cômodo ou cada área externa da sua residência. Portanto, proteger seu patrimônio ficou ainda mais fácil e prático.

Em qual fase da obra se investe em automação?

O mais recomendado é que no início da obra, tanto da casa, quanto do apartamento, o ideal é que você fale com seu arquiteto e tire todas as dúvidas com uma empresa especializada. Também pode ser feito depois, mas, com certeza, o custo será muito mais elevado.

Coluna Jaque 2

Foto: Divulgação

Valores:

Há 10 anos, a automação residencial era uma exclusividade da classe AAA, mas, hoje, com a concorrência, o custo melhorou muito. Pode-se começar uma automação com uma bom controle de itens a partir de R$ 10 mil.

Para mais informações sobre automação industrial, mande um e-mail para [email protected]

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

Metalizado rosa é tendência para o Inverno

A estilista e colunista Anne Veran trás também o look do dia, estampa do momento, além de notícias do mundo da moda.

Cuidados com a coluna devem ser redobrados no Verão e na praia

Carregar pesos como caixas térmicas e cadeiras de praia podem causar dores e até lesões na coluna.

Bauer, Amin e Kleinübing