Saúde

Orleans vacina mais de 1200 pessoas no Dia D contra febre amarela

Ministério da Saúde recomenda que todos os moradores de SC com idade entre 9 meses e 59 anos devem tomar a vacina contra a febre.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Orleans

Foi coroado de sucesso o Dia D de vacinação contra febre amarela, realizado no sábado 09, pela Secretaria de Saúde municipal em Orleans, Foram aplicadas 1250 vacinas só no sábado, no jardim da praça central de Orleans e nas salas de vacinação. Quem não pôde receber a dose na data, não tem problema: a vacinação continua de segunda a sexta-feira nas unidades de saúde.

“Com a liberação de mais doses pelo Estado, conseguimos ampliar o público-alvo, atendendo agora qualquer morador, não apenas aqueles que vão viajar para áreas de risco”. Conta o prefeito Jorge Koch, que acompanhou os trabalhos. Quem ainda não recebeu a dose, pode procurar uma das unidades de saúde disponíveis durante a semana. “Vale lembrar que Orleans não possui casos suspeitos de febre amarela, por isso, a prevenção é muito importante, para mantermos estes números zerados”, emendou o vice Mário Coan.

A enfermeira Sara Pavei conta que em Orleans três Unidades de Saúde com sala de vacinação estão preparadas para diariamente fazer a vacina. Santa Luzia no Bairro Rio Belo, Nossa Senhora Aparecida, na Pindotiba e São Lucas, no centro. “A imunização é aberta a toda a população. É necessário levar a carteirinha de vacinação e, quem já possui, também o cartão do SUS”, explica a enfermeira.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Orleans

A vacina contra a febre amarela é contraindicada nos seguintes casos:

♦ Pessoas com sistema imunológico comprometido por alguma doença;

♦ Gestantes;

♦ Mulheres que estão amamentando;

♦ Portadores de doenças autoimunes;

♦ Quem tem alergia grave a ovo;

♦ Crianças menores de seis meses de idade e acima de sessenta anos;

♦ Pacientes submetidos a transplante de órgãos.

A vacina pode trazer alguns efeitos colaterais brandos, que normalmente aparecem em até 5 dias após a vacinação e desaparecem naturalmente, como febre, dor de cabeça, dor muscular, dor no local da aplicação e/ou inchaço, vermelhidão e manchas no local da aplicação.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Orleans

Notícias Relacionadas

Dive confirma 2º caso de macaco morto por febre amarela em SC

Animal foi achado no distrito de Pirabeiraba, em Joinville. Moradores da região foram vacinados. Macacos na região de Cocal do Sul e Urussanga também foram encontrados mortos.

Morro da Fumaça amplia vacinação contra a Febre Amarela

Unidades de Saúde terão horário especial na quarta-feira, dia 10. Município também prepara um Dia D Extra para o próximo sábado, dia 13

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado em todo o país

Mais de 41 mil postos de saúde devem ficar abertos ao longo do dia

Mais de duas mil pessoas já foram imunizadas contra a Febre Amarela em Lauro Müller

A previsão é de que mais 11 mil pessoas sejam vacinadas. A única forma de evitar a febre amarela é através da vacinação.