Geral

Pneus são recolhidos em Orleans visando combater a dengue e preservar o meio ambiente

Por meio do projeto "Orleans Mais Limpa", diversos pontos de coleta de pneus foram espalhados pela cidade.

Foto: Divulgação

Um projeto pioneiro foi implantado em Orleans visando combater a dengue e preservar o meio ambiente através do descarte correto de pneus. A iniciativa das agentes de combate às endemias, Luciana Antunes Tavares e Maíra Nunes Farias Bianco, seguirá até o dia 30 de abril, mas pode se estender, dependendo da adesão por parte dos orleanenses.

“Quando não descartamos corretamente os pneus, seu impacto ambiental chega a ser catastrófico. Cada pneu demora mais de 600 anos para se decompor, além de servir também como criadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus”, explicou Luciana.

Por isso, segundo ela, a reciclagem é a principal maneira de minimizar o impacto no meio ambiente e na saúde da população. “Recolhendo os pneus inservíveis existentes nas residências, comércios e entre outros locais, é possível dar o destino correto a eles, por meio da reciclagem e da transformação em inúmeros outros produtos”, acrescentou.

O projeto é fruto de parceira entre o Controle de Zoonoses de Orleans, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE e a empresa Reciclanip. A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos. Por isso, não compra e não vende os pneus, que serão destinados à produção de asfalto ecológico, fabricado a base de borracha.

Em Orleans, os pneus podem ser entregues nos seguintes pontos de coleta:

Bairro Corridas: Recapneu;
Bairro Samuel Sandrini: Tanaka;
Bairro Coloninha: Garagem da Prefeitura;
Bairro Rio Belo: Famor;
Bairro Pindotiba: Oficina do Fabiano.

Notícias Relacionadas

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Evento Futuro Azul tem palestra da jornalista Sônia Bridi na Unisul de Tubarão

Copobras lança a primeira linha de produtos EPS biodegradáveis do mundo