Geral

População participa do Movimento Tabela SUS, Reajuste Já

Osmar Arino Anselmo, do Bairro Operária Nova, Criciúma, não perdeu tempo e foi logo cedo, na manhã de hoje (23/5), fazer a assinatura para o abaixo-assinado que reajusta a Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). “A população tem que participar. Esta ação é muito importante”, disse ele, enquanto fazia a sua assinatura. Além de Anselmo, outras diversas pessoas de Criciúma e região passaram na tenda montada pela Câmara de Vereadores de Criciúma, na Praça Nereu Ramos. A equipe do hospital São José também realizou aferição de pressão arterial na população.

A tenda está montada desde segunda-feira (20/5) no local. Vereadores e assessores participam da coleta de assinaturas, que vai até sábado na praça. Já no domingo a ação ocorre na frente do estádio Heriberto Hülse. “A nossa saúde está precária. Esse movimento é muito bom. Muita gente reclama da saúde, por isso é fundamental a participação. É o momento de contribuirmos”, destacou Jocemar de Jesus Ávila, de Içara, que também fez a sua contribuição.

“Já havia reservado meu título no início da semana. Como hoje tinha algumas coisas para fazer no centro, já aproveitei e passei para assinar. Vou incentivar os moradores do Bairro Próspera a participar também”, enfatizou Zenaide Pacheco. Além dos vereadores, o prefeito Márcio Búrigo, e o secretário da Frente Parlamentar da Saúde Catarinense, Altamiro Bitencourt, também passaram pelo local nesta quinta-feira.

“Queremos arrecadar mais de 10 mil assinaturas em toda a região. É importante que a pessoa esteja munida de título de eleitor”, lembrou o presidente do Legislativo, Itamar da Silva (PSDB), que também aproveitou para verificar a pressão arterial.

O presidente salientou ainda do grande engajamento dos vereadores que colheram mais de 3,2 mil assinaturas nos meses de março e abril, em eventos realizados em parceria com diversas entidades, entre elas o Hospital São José.

Todas as assinaturas arrecadadas no país serão levadas ao Governo Federal. O abaixo-assinado do Projeto de Lei de iniciativa popular tem o objetivo de assegurar o repasse integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 janeiro de 2012. Para que o projeto vá para votação é preciso 1,5 milhão de assinaturas. Quem tiver interesse também pode buscar o abaixo-assinado no Legislativo Criciumense, das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Também estão engajados na ação a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, a classe médica, por meio do sindicato e  a regional de saúde, o Governo Municipal, por meio das secretarias de Educação e Saúde, além da Afasc, igrejas, bairros, através da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), hospitais, sindicatos, ONGs, a Gerência de Educação de Criciúma (Gered), ACIC, CDL e demais entidades.

Agenda:

Sexta-feira – (Praça Nereu Ramos) – Coleta de assinaturas das 9 às 17 horas
Sábado – 9 às 12 horas. Locais: Praça Nereu Ramos, Próspera, Santa Luzia, Quarta Linha e Rio Maina.
Domingo – Estádio Heriberto Hülse, das 10 às 16 horas.

Camisas serão sorteadas no jogo do Tigre

Quem for ao estádio Heriberto Hülse no domingo (26/5) e participar do abaixo-assinado, vai concorrer a uma camisa do Tigre. Uma tenda será instalada no local para a coleta de assinaturas, das 10 às 16 horas. Serão sorteadas duas camisas.

Daniela Savi/Imprensa Câmara de Vereadores de Criciúma

[soliloquy id=”28292″]