Geral

Prepare-se para frio ‘congelante’ com geada e chuva nesta semana em SC; veja o alerta do tempo

A Defesa Civil aponta que a segunda-feira é de tempo instável, contudo na parte da noite não se descarta chuva fraca e isolada nas áreas ao Norte de Santa Catarina, do Meio-Oeste e ao Litoral Norte

Foto: Mycchel Legnaghi/Prefeitura Municipal de São Joaquim/Divulgação

O tempo nesta segunda-feira (28), contou com amanhecer “gelado”, com chances de geada e com a presença de nevoeiros na porção Centro-Leste do Estado. Conforme a Defesa Civil, essa condição está relacionada com a atuação de uma massa de ar frio e seco em Santa Catarina.

Conforme a Defesa Civil, o município de São Joaquim, na Serra catarinense, contou com um amanhecer congelante. Por volta das 7h, os termômetros na cidade marcaram -2,1 ºC.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Ainda conforme a Defesa Civil, apesar do frio, a segunda-feira é de tempo estável no Estado. Contudo, devido à circulação marítima, as áreas ao Norte de Santa Catarina, do Meio-Oeste e ao Litoral Norte ficam com maior cobertura de nuvens e não se descarta a possibilidade de chuva fraca na parte da noite.

No amanhecer, as temperaturas mínimas oscilam entre -5 °C e 2 °C no Planalto Sul, variam entre 3 °C e 11 °C nas áreas litorâneas e de 0 °C a 9 °C nas demais regiões. À tarde as máximas oscilam entre 7 °C e 19 °C do Meio-Oeste ao Litoral e variam entre 18 °C e 24 °C no Oeste e no Extremo-Oeste.

Além disso, a geada veio com tudo nesta manhã de segunda-feira e pintou de branco a paisagem da Serra catarinense. As imagens mostram a geada na cidade de São Joaquim, que caiu nesta manhã.

Terça-feira com a possibilidade de geadas e formação de nevoeiros pelo Estado

Na terça-feira (29), o da inicia com formação de geada nos pontos mais altos do Estado e de nevoeiros do Meio-Oeste ao Litoral catarinense. Conforme a Defesa Civil, essa condição está relacionada com a circulação marítima e instabilidades em médios níveis da atmosfera.,

Ainda, conforme o órgão, existe condições favoráveis para ocorrências de chuvas ocasionais no Litoral e áreas próximas. Já nas demais áreas do Estado a Defesa Civil aponta que o tempo permanece estável, com predomínio de sol e variação de nuvens.

O dia inicia com as temperaturas mínimas variando entre -2 °C a 5 °C no Planalto Sul, entre 9 °C e 13 °C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Norte e oscilando entre 5 °C e 10 °C no restante do Estado. Durante a tarde, as máximas variam entre 18 °C e 27 °C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Sul e marcam entre 11 °C e 19 °C nas demais regiões catarinenses.

Tempo instável na quarta-feira

A quarta-feira (30), contará com a formação de nevoeiros pelo Estado entre a madrugada e a manhã. Além disso, a Defesa Civil aponta que devido à influência da circulação marítima aliada a instabilidades em níveis médios da atmosfera, o tempo se mantém com maior cobertura de nuvens e com a ocorrência de chuva fraca nas áreas litorâneas e nas proximidades.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 4°C e 11°C no Planalto Sul e oscilam entre 7°C e 15°C nas demais áreas. À tarde as máximas variam entre 22°C e 27°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Sul e marcam entre 19°C e 23°C nas outras regiões.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Tendências para os próximos dias

A quinta-feira (31), ainda inicia com chuva fraca e isolada no litoral e áreas próximas, mas ao longo do dia o sol predomina entre algumas nuvens em todas as regiões. A madrugada da sexta-feira (1º) terá chuva fraca e isolada no Litoral e proximidades devido à passagem de uma frente fria no oceano, mas ao longo do dia o sol intercala com a presença de nuvens no Estado.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.