Geral

Professores e alunos realizam manifesto contra mudança de direção em escola de Urussanga; VEJA VÍDEO

Passeata com faixas e cartazes foi realizada pela E.E.B. Barão do Rio Branco nesta terça-feira (16) no centro da cidade. Gered afirma que alteração é temporária.

Fotos: Adriano Ghellere/ Portal Sul In Foco

Alunos e professores da Escola da Educação Básica Barão do Rio Branco iniciaram nesta terça-feira (16) uma série de mobilizações contrárias a mudança na direção da escola em Urussanga. Uma passeata foi realizada em ruas do centro da cidade com o intuito de sensibilizar a Gerência Regional de Educação (Gered) a manter a atual diretora e evitar a vinda de outra pessoa para o cargo (veja vídeo a seguir). “Foi um protesto pacífico. Os alunos tiveram autonomia para participarem do movimento”, relata a professora e presidente do Conselho Deliberativo da Escola, Bruna de Fátima Goulart Miot.

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Simone das Graças Nogueira Feltrin é a professora pivô e o motivo da mobilização. A educadora ocupava o cargo de assessora de direção, até passar para a condição de diretora com o pedido de exoneração do cargo para aposentadoria por parte da professora Joselane Vicentin. Em fevereiro deste ano, Simone foi escolhida como a nova diretora através de uma eleição pró-tempore. A decisão contou como aval da Gered, Conselho Deliberativo, Associação de Pais e Professores – APP e corpo docente.

No mês seguinte, Simone descobriu que não ocupava mais os cargos de diretora e nem de assessora de direção e voltava à condição de professora. O motivo da destituição, segundo a Gered, são as faltas registradas por Simone na greve dos professores de 2015, direito legal segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTE.

“Estou como professora e continuo na sala de aula. Ajudo a resolver questões administrativas da escola na hora atividade, sem prejudicar o andamento das minhas aulas. Fico orgulhosa pelo reconhecimento do grupo e pelo apoio neste momento. Vou aguardar a decisão da Justiça”, conta Simone.

Sem Simone, sem direção.

A posição dos alunos e professores é clara: querem que a Simone assuma o cargo de diretora novamente. A intenção da Gered é indicar uma diretora pelo prazo de 15 dias e após realizar uma nova eleição para a escolha definitiva da nova gestora. “A escola continua sem diretor. Temos diversas situações administrativas e pedagógicas para serem resolvidas. Precisamos indicar alguém até que sai a decisão desta liminar da professora Simone”, afirma a gerente regional de educação Jucilene Fernandes.

“Eu como mãe de aluno e professora, fico preocupada em saber da possibilidade de uma pessoa que não conhece a nossa escola possa assumir a direção. Tememos pela continuidade do andamento dos projetos já existentes. Se vier alguém assumir o lugar da Simone, o portão da escola será fechado”, afirma a presidente da APP, Sabrina Zanin Cancelier.

  • 3fd77095-47a3-4f06-bb3e-05ffee76c9d6 (Copy)
  • 07dbd84a-bc09-4c38-a99d-f76849ae463b (Copy)
  • IMG_5537 (Copy)
  • IMG_5539 (Copy)

Reuniões

Os pais dos estudantes foram convidados para participarem de uma reunião na próxima segunda-feira (22), às 19h30min, nas dependências da escola.

Enquanto isso, o grupo escolar definiu e protocolou o pedido para que a gerencia compareça a uma reunião na quarta-feira (24), as 18h30min na escola. Já a Gered afirma que estará nesta quinta-feira (18), às 17 horas, buscando resolver o impasse.

“Tenho certeza que o encaminhamento desta quinta-feira será o melhor para a comunidade escolar. Entendo a preocupação do grupo, mas acredito que será o melhor para a escola. Esperamos que a comunidade também tenha essa compreensão. Entendo a defesa do nome, mas tem a questão legal e não podemos deixar a escola sem alguém responsável”, finaliza Jucilene.

A E.E.B Barão do Rio Branco possui atualmente 75 anos de história, cerca de 550 alunos e 63 funcionários, entre professores e serventes.

Veja vídeo do manifesto

Notícias Relacionadas

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Secretaria de Educação de SC abre concurso para mil vagas

Cargos são de professor, orientador educacional, administrador escolar, supervisor escolar e assistente de educação.

Polícia prende traficantes que vendiam drogas para estudantes em Criciúma

Os homens passavam a droga em uma casa próxima a Escola Miguel Giacca