Geral

Prognóstico para coleta e destinação do lixo em Santa Rosa de Lima é apresentado

Foto: André Bianchini

Foto: André Bianchini

A Administração Municipal de Santa Rosa de Lima e a empresa SC Engenharia e Geotecnologia promoveram, na segunda-feira (2), uma oficina para apresentação do prognóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento corresponde a mais uma das etapas para elaboração final do Plano.

Durante a atividade, o engenheiro sanitarista Mark Rae explanou sobre os trabalhos realizados até então e apresentou propostas para adequar e aprimorar o serviço de coleta e destinação de lixo do município. “Mostramos aqui um modelo tecnológico, um projeto para a gestão dos resíduos em Santa Rosa de Lima”, exlicou Rae.

Entre as ideias apresentadas, destacam-se a implantação do sistema de coleta seletiva, para melhor aproveitamento dos materiais recicláveis, e implantação de um sistema para destinar pequenas quantidades de entulho, como podas de árvores e restos de construção.

A próxima etapa de elaboração do PMGIRS será a realização de uma audiência pública, a ser realizada, a princípio, no dia 30 de março, para a apresentação e aprovação da versão final do plano.

PMGIRS

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é uma exigência da Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre outras razões, o Plano é necessário para que os municípios tenham acesso a recursos federais destinados a projetos de limpeza das cidades e manejo de lixo urbano.

A empresa SC Engenharia foi contratada entre os integrantes da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna) para a criação de seus planos municipais. Os recursos para a sua realização são oriundos do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Colaboração: André Bianchini