Poderes Municipais

Projeto de lei pretende instituir Carteira de Identificação do Autista

Ele acrescentou que o propósito é facilitar a identificação das pessoas autistas para que tenham assegurados seus direitos.

Foto: Divulgação

O recesso parlamentar encerra no dia 18 de fevereiro, entretanto projetos de lei estão sendo protocolados pela secretaria da Câmara Municipal de Içara. Como na proposta de instituir no município a Carteira de Identificação do Autista (CIA), destinada a conferir identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentada pelo vereador Flávio Felisberto.

“O projeto de lei tem por finalidade assegurar que todas as pessoas que possuem este transtorno tenham seus direitos garantidos”, justificou Felisberto. Ele acrescentou que o propósito é facilitar a identificação das pessoas autistas para que tenham assegurados seus direitos, inclusive o atendimento preferencial, assim podendo evitar o constrangimento, demora no atendimento, além do desgaste psicológico. “Haja vista que o autismo não é fácil ser identificado por quem não tenha um contato direto, a carteira de identificação facilitará o atendimento a eles”, explicou Felisberto.

Segundo texto o documento de identificação será expedido por Órgão Municipal a ser definido em decreto regulamentar pelo Chefe do Poder Executivo Municipal. A carteira será expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico, confirmando o diagnóstico com o CID 10 F84, bem como demais documentos exigidos pelo competente órgão municipal. A ideia é que o documento tenha validade de cinco anos, devendo ser revalidada, sem custo algum, com o mesmo número.

Colaboração: Comunicação Câmara Municipal de Içara

Notícias Relacionadas

Projeto de lei prevê multa pesada a proprietários de terrenos baldios em Tubarão

Projeto de Comin declara de utilidade pública Lions Clube de Cocal do Sul

Vereadores de Orleans aprovam instituição da Semana Laranja dedicada à prevenção às deficiências

Pedágio da Associação de Amigos do Autista arrecada mais de R$ 15 mil

Voluntários estiveram espalhados em onze pontos de coletas.