Saúde

Reconstrução de mama em pacientes oncológicos acontece semanalmente no Hospital São José

Pacientes atendidas no serviço de oncologia do HSJosé, que precisam passar pelo processo de mastectomia tem à disposição uma equipe multidisciplinar, que presta todo tipo de atendimento necessário.

Foto: Kátia Farias/HSJ

O serviço de mastologia do HSJosé atua no tratamento, prevenção e reabilitação de pacientes oncológicos desde 1992. A equipe formada por mastologistas e cirurgiões plásticos, busca diariamente, auxiliar pacientes que passam pelo processo de tratamento contra o câncer. Durante o tratamento, os pacientes tem, além do atendimento humanizado, toda estrutura da Entidade à disposição.

O número de pacientes de toda região, atendidos no HSJosé com diagnósticos de câncer vem aumentando ano a ano. Para pacientes com o diagnóstico de câncer de mama, infelizmente também não é diferente.

Desde 2015, o número de pacientes identificadas com câncer de mama atendidas somente no HSJosé ultrapassa a 200 mulheres e o número das que precisaram fazer o procedimento de mastectomia também cresceu.

Desta forma, com objetivo de auxiliar estas mulheres e ajudá-las no processo de recuperação tanto da saúde, quanto da autoestima, bem-estar e qualidade de vida, os médicos responsáveis pelo serviço, vem realizando semanalmente procedimentos de mastectomia, seguido da reconstrução mamária.

Foto: Kátia Farias/HSJ

“Nossa preocupação é possibilitar um tratamento de qualidade as pacientes sempre, e a plena recuperação de todas. O serviço de mastologia do HSJosé, oferece toda estrutura e recursos necessários para este tratamento; cumprimos as regras estabelecidas por lei, realizando a mastectomia, fazendo a reconstrução da mama e oferecendo todo suporte necessário as pacientes que realizam tratamento na unidade. O que nos deixa muito satisfeitos, além de ajudá-las com o tratamento e procedimentos cirúrgicos, é saber que a autoestima destas mulheres é recuperada. Isso nos alegra demais”, descreve Dra. Beatriz Serafim Althoff, mastologista do HSJosé.

O hospital realiza todos os meses cerca de 13 procedimentos com indicação de reconstrução de mama. O procedimento acontece por meio de convênios, mas também e em sua grande maioria, pelo Sistema Único de Saúde – SUS para pacientes atendidas na Unidade oncológica do HSJosé em Criciúma e na região de abrangência da Instituição.

De volta a rotina e com a autoestima elevada

Adriana de Souza Vicente tem 46 anos e descobriu que tinha câncer de mama em 2016, já realizou as sessões de quimioterapia e hoje esta voltando a rotina diária. “Comecei com um problema no seio, mas não imaginava que poderia ser câncer, tratei o problema, mas não via melhora. Fui buscar de ajuda novamente, foi quando descobrimos o câncer. Tudo foi muito rápido, biópsia e tudo mais. Quando veio o resultado, descobri que o câncer estava em um estágio bem avançado e que seria necessário retirar a mama inteira. Marcamos o procedimento; no mesmo dia, na mesma cirurgia os médicos já fizeram a reconstrução da mama. A simetria da mama esquerda, fizemos um tempo depois.

Fiz quimioterapia até maio deste ano, foram 25 sessões, mas recebi muito apoio dos médicos que me acompanham e que me operaram, e de toda a equipe do HSJosé a qual sou muito grata.

Hoje vou ao hospital apenas para fazer minha drenagem linfática e aulas de terapia do movimento e fisioterapia oferecidas pelo hospital aos pacientes oncológicos.

Ainda passo por uma transformação, preciso de ajuda de minha mãe para algumas atividades, mas estou bem e muito confiante”, finaliza.

Pacientes atendidas no serviço de oncologia do HSJosé, que precisam passar pelo processo de mastectomia, além do suporte da equipe de mastologistas e cirurgiões, tem à disposição uma equipe multidisciplinar, que presta todo tipo de atendimento necessário, como fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento com psicólogas, enfermeiras, nutricionistas e assistente social durante todo período do tratamento.

Colaboração: Kátia Farias – Assessora de Comunicação do Hospital São José

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Quatro adolescentes criam startup para fiscalizar os poderes de Criciúma

O objetivo dos jovens é reunir informações dos poderes Legislativo e Executivo do município de Criciúma em uma plataforma mais acessível.

Mais de 5,7 mil crianças comparecem na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Criciúma

Número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde. Segunda etapa inicia dia 18 de novembro, com foco em adultos de 20 a 29 anos

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas