Geral

Reunião com grupo italiano discute geração de energia a partir da mistura de lixo e carvão

Encontro virtual terá mesa para o debate na prefeitura de Criciúma nesta quarta-feira (13) às 9h.

Divulgação

A ameaça ao setor carbonífera gerada pela possibilidade de suspensão das atividades da Usina Termelétrica Jorge Lacerda cria alternativas ao setor da mineração com base no sul do Estado. Nesta quarta-feira (13), às 9h, acontecerá uma reunião entre o prefeito Clésio Salvaro, que receberá em seu gabinete empresários do setor, com proprietários de uma empresa da Itália, que tem geração de energia a partir da mistura de lixo reciclável e carvão mineral.

O assunto movimenta os bastidores desde 2011, quando o prefeito de Criciúma visitou uma usina com esta geração na Itália. Os últimos episódios, que provocaram ameaças ao setor carbonífero, em virtude da possibilidade de paralisações das atividades da usina que consome hoje praticamente toda a produção de carvão mineral da região, provocou a retomada da alternativa.

Clésio Salvaro explica que após a reunião desta quarta-feira um grupo de mineradores deve visitar a usina na Itália. Lembra que lá a matéria farta disponível é o lixo reciclável, mas que o carvão eles precisam importar da Alemanha. Já no sul de Santa Catarina ambos ingredientes estão disponíveis.

Além dos interesses econômicos e ambientais que envolvem o tema, o fato de Clésio Salvaro ser do setor carbonífero contribui para que ele lidere a discussão em Criciúma.

Com informações do site NDMais

Notícias Relacionadas

Entrega voluntária de bebês para adoção é tema de reunião na comarca de Criciúma

O procedimento de entrega voluntária de crianças recém-nascidas para a adoção é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Novos nomes do PSD se reúnem para discutir ações para as eleições deste ano