Geral

Risco de temporais, alagamentos e deslizamentos: frente fria provoca chuva persistente em SC

Calor antecede a chegada da frente fria, no Norte e Vale do Itajaí os termômetros devem marcar máxima de até 30°C nesta sexta-feira (2)

Foto: Lidiane Pagliosa

A atuação de uma frente fria provoca chuva persistente até sábado (3), em Santa Catarina. O alerta é da Defesa Civil, que informa que há risco moderado de temporais isolados, alagamentos e deslizamentos.

Para esta sexta-feira (2), o dia começa com muitas nuvens, chuva e risco de temporais isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Ao longo do dia, a chuva deve avançar para as demais regiões do Estado. Inclusive, com possibilidade de temporais acompanhados de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos – que podem chegar a 60km durante o temporal e nas áreas litorâneas

O calor no Norte e Vale do Itajaí nesta sexta-feira antecede a chegada da frente fria. Por lá, os termômetros devem marcar máxima de até 30°C. Na Grande Florianópolis a máxima deve ser de 26°C durante a tarde. Já nas demais áreas, ficam entre 19°C a 24°C.

Risco de alagamentos e deslizamentos
No sábado o deslocamento da frente fria deixa o tempo instável, com chuva e algumas trovoadas da Grande Florianópolis ao Norte catarinense. “O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências com alagamentos e deslizamentos pontuais”, informa a Defesa Civil.

No decorrer da tarde, as condições de tempo melhoram a partir do Grande Oeste – devido a um sistema de alta pressão. No sábado o dia deve amanhecer com mínimas perto dos 7°C e a máxima não deve passar dos 20°C no Estado.

Tempo estável e temperatura baixa
A atuação de uma massa de ar frio e seco (alta pressão) se estabelece em Santa Catarina no domingo (4), deixando o tempo estável, com sol e poucas nuvens.

A temperatura deve baixar, com possibilidade de geada ampla no amanhecer e sensação de frio no Estado. As mínimas podem ficar próximas a -3°C e 5°C do Grande Oeste aos Planaltos, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana. Segundo a Defesa Civil, há risco de congelamento de pistas.

A presença do sol faz a temperatura subir, mas a máxima não deve passar dos 20°C.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Defesa Civil e Marinha alertam para chuvas, vento e alagamentos na região Litoral Sul

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos em várias cidades da região

Alagamentos, queda de muros e turistas ilhados: chuva intensa causa transtornos na região

Durante a tarde e noite desta segunda-feira, a previsão é que os ventos devem atingir 60km/h no Costão da Serra. Em Criciúma, 50km/h e, em Balneário Rincão, aproximadamente 70km/h.