Geral

Rota de granizo e grandes tempestades: entenda o fenômeno que atinge SC durante o inverno

Meteorologista Piter Scheuer explica momento climático e explica previsões para os próximos dias; mais episódios de granizo devem ocorrer durante a estação

Foto: Internet

Com o início do inverno na última terça-feira (21), várias cidades foram atingidas por temporais de granizo em Santa Catarina. Os municípios registraram estragos em residências e veículos, além de acúmulo das pedras. O fenômeno deve se repetir durante o inverno e foi explicado pelo meteorologista Piter Scheuer, com previsões para os próximos dias.

Segundo o meteorologista, as áreas de instabilidade são fortalecidas por um sistema de baixa pressão que tem o reforço de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica, que potencializa os núcleos de tempestades severas, principalmente na região Oeste catarinense.

A formação de nuvens celulares, que têm grande concentração de granizo, se propagam com grande facilidade. Algumas cidades na região Sul do Estado também podem ser mais atingidas pelo fenômeno.

O meteorologista ressalta que a região do Oeste como um todo é o segundo local em que mais ocorrem tempestades no Planeta. Conforme Scheuer, os municípios de Guatambu, Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Guaraciaba, São Miguel do Oeste e adjacentes são berços de tempestades.

“Na terça-feira, início do inverno, foram registradas cerca de dez tempestades durante a madrugada, nessa região”, explica Scheuer.

Previsão para os próximos dias

A tendência é que se mantenham essas instabilidades do Oeste ao Sul do Estado, incluindo todo o Litoral e Planalto Sul, até sexta-feira (24), com pancadas de chuvas e trovoadas, com pequenos períodos de melhora, mas ainda com chances de mais granizo e grandes tempestades.

As temperaturas ficam entre 20°C e 23°C, no Litoral Norte, Planalto Norte, e Vale do Itajaí. Do Oeste ao Sul do Estado uma certa sensação de abafamento, indicando o deslocamento de uma frente fria , esfriando gradativamente durante o fim da tarde, até sábado (25).

No domingo (26), há chances de geada do Oeste até a Serra, sem frio rigoroso para toda Santa Catarina, mas que segundo o meteorologista “vale retirar casacos mais grossos do armário”. No restante do Estado permanecem as baixas temperaturas.

Na região da Grande Florianópolis, as chances de tempestades são pequenas, com pancadas de chuva de sexta-feira (24) até domingo (26), e as temperaturas entre 14°C e 17°C no início das manhãs e 20°C à tarde.

“Por estar em uma rota de tempestades, o Estado pode sofrer com mais episódios de acúmulo de granizo e chuvas severas durante todo o inverno”, afirma Piter Scheuer.

Após temporais, prefeito de Chapecó decreta estado de emergência

A estimativa é de que 300 casas foram danificadas pelo granizo, em especial na área Sul de Chapecó, desde terça-feira (21). As informações foram divulgadas pelo coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Luciano Huning.

Entre os locais afetados pelo granizo, estão a Linha Almeida, Linha Vailon, Distrito de Marechal Bormann, Distrito de Goio-Ên, Linha Capinzal e Linha Serrinha.

As aulas foram suspensas no Bormann na quarta-feira (22), conforme informado por Huning, pois a escola também foi atingida e passou por reparos durante o dia.

A Defesa Civil de Chapecó orienta para que a população evite subir em telhados, pois podem estar escorregadios. O município decretou estado de emergência na manhã desta quinta-feira (23).

Muitas famílias ficaram desabrigadas em função das fortes chuvas e do granizo provocado pelos temporais. O pedido é para doação de colchões, cobertores, roupas de cama, roupas em geral e calçados. As doações são direcionadas para o Distrito de Marechal Bormann, local com registros de maiores estragos.

Para quem tiver interesse em contribuir com doações, os pontos de coleta são o CRAS do Bormann (Centro de Referência da Assistência Social) e a Central de Doações, na rua Marechal Deodoro, localizado no Centro de Chapecó.

Para quem tiver dúvidas, o contato da Central de Doações é (49) 3319-1209 e o contato do CRAS do Bormann é (49) 2049-9108.

Notícias Relacionadas

Ciclone em SC: SAMU atende mais de mil chamadas durante fenômeno que atingiu Estado

Nesta terça-feira (30), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu 1257 chamadas nas oito macrorregiões do Estado de Santa Catarina, durante o ciclone que atingiu a região Sul.

Campanha Inverno Jovem Solidário arrecada doações, em Orleans

Interessados podem doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos etc. Ação é promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia Santa Otília.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’