Segurança

São Ludgero instalará 40 câmeras para monitorar acessos da cidade

Sistema apresentado é oriundo de modelo criado em Cocal do Sul em parceria entre idealizadores do projeto, órgãos de segurança e Prefeitura Municipal.

Foto: Bertoldo Weber/ Assessor de Comunicação da Prefeitura de São Ludgero

Com a participação de mais de 300 pessoas, o evento “A Segurança Pública em São Ludgero”, uma proposta conjunta da Administração Municipal, Legislativo Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, oportunizaram na noite de quarta-feira (29), esclarecimentos sobre o funcionamento e as estruturas disponíveis das polícias e, também, tratou de falhas existentes, com apresentação de alternativas.

Na ocasião, foi apresentado um sistema de videomonitoramento comunitário e um projeto que tem o objetivo de identificar os inquilinos da cidade, ambos para reforçar ainda mais a segurança das famílias e inibir as ações de bandidos. Explanações sobre a Polícia Civil foram feitas pelo Delegado da Polícia Civil da Comarca de Braço do Norte, Cristiano Léo Fabiani, e o responsável pela Delegacia de Polícia de São Ludgero, agente Vitor José Gamba de Mattos.

Sobre o trabalho da Polícia Militar, as apresentações e esclarecimentos foram feitos pelo Comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Braço do Norte, Major Marcos Aurélio Ramm, e o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, 3º Sargento Valdemir Alves.

O presidente da Câmara de Vereadores, Léo Fuchter, apresentou a proposta de projeto de lei que busca identificar as pessoas que chegam na cidade e passam a morar de aluguel.

A proposta de videomonitoramento comunitário, espelhado no modelo de sucesso do município de Cocal do Sul, foi apresentado pelo responsável na cidade da Delegacia da Polícia Civil, Evandro Carlos Rodrigues, e pelo presidente da CDL e também vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Valmício De Pieri.

Foto: Bertoldo Weber/ Assessor de Comunicação da Prefeitura de São Ludgero

Aprovação unânime

Ao final da reunião de trabalho, o prefeito Volnei Weber, questionou se as famílias presentes entendiam que a Administração Municipal, com apoio do Legislativo Municipal, deveria investir recursos públicos próprios na implantação do sistema e, inicialmente, instalar 40 câmeras de segurança com foco direcionado a todas as entradas e saídas de São Ludgero, área rural e urbana, oportunizando as polícias civil e militar ferramentas importantes no trabalho diário e às pessoas uma ferramenta de observação de quem circula na rua e bairro onde moram. A aprovação foi unânime da população.

“Foi uma reunião esclarecedora, com a participação e questionamentos das famílias, lideranças, um momento de apresentação de sugestões, alternativas e deliberação de propostas com o objetivo de deixar nossa cidade mais protegida e com a implantação de ferramentas que possam inibir e minimizar as oportunidades aos criminosos”, pontuou o prefeito.

Em São Ludgero, está acontecendo uma mobilização para reativação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Durante a reunião, também, foi tratado do tema. Várias lideranças e pessoas da comunidade, durante o evento, manifestaram o interesse de compor o conselho. Uma reunião será realizada no mês de abril para deliberar e oficializar o conselho na cidade.

Além das famílias, vários representantes de entidades, associações e cooperativas marcaram presença no evento. Também, vereadores, secretários municipais e o Secretário Regional da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, Ricardo Medeiros.

  • unnamed (67)
  • unnamed (66)

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

São Ludgero realiza eventos para cidadãos conhecerem os serviços e benefícios sociais disponibilizados na cidade

Os eventos explanarão sobre os direitos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Tribunal de Justiça confirma que município de Laguna deve fechar acessos de carros à Praia do Cardozo

Na sentença, foi determinado ainda que a prefeitura promova a instalação de placas de advertência no local e fiscalize a área, sob pena de multa diária no valor de R$ 500. A decisão busca preservar o meio ambiente e proteger os banhistas.

Jovem é atingido por golpes de facão durante briga em bar de São Lugdero

O fato foi registrado por volta de 14 horas deste sábado (06), na Rua Duque de Caxias, no bairro Bela Vista.