Geral

SC tem risco de inundação com chuva volumosa neste fim de semana

Possibilidade ocorre no Sul do estado, principalmente nas áreas próximas ao RS. Defesa Civil alerta para chance de estragos também na Serra.

Foto: Divulgação

Santa Catarina tem risco de inundação com a chuva persistente e volumosa deste fim de semana, alertou a Defesa Civil neste sábado, dia 6. A possibilidade é para a região Sul do estado, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

Também há chance de alagamentos e enxurradas na Serra. A previsão é de chuva volumosa a partir da tarde de sábado, continuando ao longo do domingo.

A chuva ocorre por causa da atuação de uma frente fria em Santa Catarina. Neste sábado, as instabilidades estão previstas para o Sul, a Serra e a Grande Florianópolis. Para o domingo, elas devem avançar também para o Vale do Itajaí e Norte.

No Sul e na Serra, os acumulados podem chegar a 150 milímetros, o que representa mais do que a média história de chuva esperada para todo o mês de julho no Sul e maior parte da Serra, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina. Nessas duas regiões, há riscos para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Temperaturas

Além da chuva e tempo fechado, o outro destaque no fim de semana em Santa Catarina devem ser as baixas temperaturas. O vento Sul ajuda a deixar a sensação de frio ainda mais gelada. São Joaquim, na Serra, teve a mínima do amanhecer deste sábado no estado: 3,5°C.

À tarde, as temperaturas não devem subir muito. Devem chegar a 13°C na Serra, 14°C no Sul, 15°C na Grande Florianópolis, 16°C no Vale do Itajaí e 17°C no Oeste e Norte. O domingo deve ser ainda mais frio. A máxima deve ser de até 7°C na Serra e entre 8°C e 14°C nas demais regiões.

Orientações

A Defesa Civil divulgou orientações à população em caso de mau tempo. Em emergências, o morador pode telefonar para 193, para o Corpo de Bombeiros, ou 199, para a própria Defesa Civil.

Alagamentos

  • evitar contato com as águas;
  • não dirigir em áreas alagadas;
  • evitar pontilhões e pontes submersas;
  • redobrar atenção com as crianças.

Deslizamentos

  • ficar atento a inclinação de postes e árvores;
  • ficar atento a qualquer movimento de terra ou encostas próximo à sua residência;
  • ficar atento a aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Frio intenso

  • redobrar a atenção com a população vulnerável e animais domésticos;
  • procurar se agasalhar e beber bastante água;
  • evitar locais aglomerados;
  • manter a higiene das mãos.

Com informações do site G1 SC

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.