Sem Categoria

Secretaria de Saúde alerta população para aumento de 762% de focos do mosquito da dengue em município do Sul do Estado

Foto: Divulgação/Secom

Com objetivo de esclarecer aos profissionais da comunicação e à população sobre a situação gravíssima que se encontra São Ludgero, em relação a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, foi realizada pela Administração Municipal, na manhã desta segunda-feira, 19, na sede da Câmara de Vereadores, uma coletiva de imprensa com transmissão pelo Facebook (facebook.com/municipiodesaoludgero) do município.

São Ludgero, atualmente, apresenta 61 focos do mosquito Aedes Aegypti, nos bairros Beira Rio, Centro, Parque das Acácias e Madre Tereza considerados infestados pelas autoridades de vigilância e controle do Estado de Santa Catarina, e a previsão aponta para um aumento do número de focos, consideravelmente, diante das chuvas fortes, o calor, e o fato de muitas famílias não respeitarem a orientação de não deixar recipientes com água parada em suas residências, comércios e indústrias.

Durante a coletiva de imprensa, transmitida pelo facebook, foi detalhado os trabalhos que foram realizados ao longo dos últimos anos e meses no município, a exemplo de ações nas escolas, mutirões de limpeza, ações de orientação pelos bairros, campanhas, visitas com as Agentes de Saúde e também as Agentes de Combate as Endemias. Além disso, a presença na cidade do Exército Brasileiro, e o investimento feito pela Gestão Municipal em novas contratações, inclusive, com a compra de equipamentos para colocar em funcionamento um laboratório próprio para realização de análise.

A equipe da Secretaria de Saúde de São Ludgero segue o trabalho em ações de conscientização e enfrentamento para que as pessoas não deixem água parada em recipientes nas suas residências, comércios ou indústrias. O mosquito Aedes Aegypti, é transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika, doenças que não tem vacina. Felizmente, até o momento, não existe confirmação de mosquito que esteja contaminado com os vírus. Nos dias 14,15 e 16 de dezembro foram visitadas mais de 2 mil residências nos bairros Centro, Madre Tereza, Beira Rio e Parque das Acácias. Atualmente, são monitoradas mais de 60 armadilhas e 8 pontos estratégicos.

Um boletim epidemiológico, apresentado recentemente, referente a Situação Epidemiológica, aponta para um aumento de focos detectados de 762% se comparado ao ano de 2021. E a preocupação aumenta quando é feita uma análise com o número populacional do município que é de aproximadamente 14.000 pessoas.

A Secretária da Saúde, Morgana Rech da Silva, informa que as pessoas, as famílias, realmente precisam fazer a sua parte não deixando água parada em recipientes para que aconteça uma diminuição na proliferação do mosquito. “Caso contrário, em pouquíssimo tempo, o município perderá o controle em relação ao mosquito, somado ao risco altíssimo de desenvolver uma epidemia de Dengue, Chikungunya e Zika”, ressalta. Ela completa que além de não deixar água parada é preciso que os recipientes sejam lavados.

Denúncias de locais propícios para proliferação do mosquito Aedes Aegypti podem ser encaminhadas através do número (48) 3657-1938 pelo aplicativo do WhatsApp.

Integraram a equipe na coletiva de imprensa o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Becker, a Secretária da Saúde, Morgana Rech da Silva, a Responsável Técnica, Enfermeira Greice Lessa Baldin, as Agentes de Endemias, Jéssica Pignatel e Hortência Martins Lima, e a vereadora Rosi Borba Wernke, que atua na Sala de Vacinas do município.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

São Ludgero realiza eventos para cidadãos conhecerem os serviços e benefícios sociais disponibilizados na cidade

Os eventos explanarão sobre os direitos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Jovem é atingido por golpes de facão durante briga em bar de São Lugdero

O fato foi registrado por volta de 14 horas deste sábado (06), na Rua Duque de Caxias, no bairro Bela Vista.

Homem é preso em flagrante com notas de dinheiro falsas em São Ludgero

O suspeito foi abordado pela Polícia Militar por volta das 15h15 desta quarta-feira (30)