Economia

Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca acena positivamente ao pleito do governo de Içara

Foto: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

Foto: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, acompanhado do secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Samuel Matiola, vereador Geraldo Baldissera, secretária de Assistência Social, Jucilene Fernandes e do presidente e vice da Coopafi, José Rabelo e Jairo da Silveira, respectivamente, esteve na manhã de hoje em audiência com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa. Também participou do encontro o deputado estadual Neodi Saretta.

Em pauta a busca de apoio para melhorar a Feira da Agricultura Familiar e a apresentação do anteprojeto para construção de espaço fixo para a Feira, projeto realizado na cidade em parceria entre administração municipal, Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara e Epagri.

A importância da solicitação foi exposta pelo chefe do Executivo içarense que está na expectativa de obter uma resposta positiva em pouco tempo. “O secretário, junto do deputado Saretta, nos colocou a possibilidade de respaldar financeiramente o apoio à concretização do projeto de termos um espaço fixo para a Feira da Agricultura. A expectativa é de que tenhamos uma resposta positiva em breve”, assinalou Murialdo acrescentando que a ação terá um impacto bastante positivo à cidade.

Sopelsa explicou que, por se tratar de um projeto estruturante, é possível buscar recursos para a construção do espaço através do Programa SC Rural. O primeiro passo é encaminhar o projeto para a secretaria regional do Programa – formada por representantes da Epagri, Cidasc e outras entidades locais.

“Este projeto de Içara vai de encontro com o objetivo geral do SC Rural, que é aumentar a competitividade das organizações da agricultura familiar por meio do fortalecimento e estruturação das cadeias produtivas”, afirmou.

Para o secretário municipal de Agricultura, Samuel Matiola, o espaço fixo vai possibilitar que a feira possa estar aberta mais vezes por semana, “além de ampliar o numero de agricultores participando. Isso ainda vai contribuir com a diversificação da atividade no campo e com o incremento na renda do agricultor”.

Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara