Geral

Semana Nacional da Conciliação garante desburocratização na resolução de processos

Ação será reforçada com um mutirão na sexta-feira em frente ao Fórum de Criciúma

Foto: Divulgação

Encurtando caminhos para resolver empecilhos. É como esse objetivo que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma, está promovendo a Semana Nacional e Estadual da Conciliação.

A iniciativa está sendo realizada entre os dias 5 e 9 de novembro, no Fórum da Comarca de Criciúma. Já na sexta-feira (9), visando facilitar o processo para a população, haverá um mutirão de conciliação em frente ao Fórum, que reunirá também outros órgãos municipais.

A Semana da Conciliação ocorre anualmente no Brasil, envolvendo todos os tribunais e visa promover possibilidades de negociação com devedores que estejam com débitos inscritos em dívidas ativas e não ajuizadas.

Os processos que apresentarem possibilidade de acordo são selecionados e as partes envolvidas no caso são intimadas para solução do problema. A medida visa reduzir o número de processos na justiça brasileira.

Débitos não ajuizados ou não protestados também poderão ser negociados com a possibilidade de pagamento com os descontos e prazos previstos no programa de Recuperação Fiscal (Refis), que permite desconto de 99% sobre juros e multas, com o pagamento integral até o dia 21 de dezembro deste ano.

Mutirão de conciliação

Na sexta-feira (9), último dia, a ação será reforçada com a realização de um mutirão de conciliação em frente ao Fórum de Criciúma, das 13h às 19h. Quem comparecer ao local também poderá aproveitar a Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Gerência de Agricultura e Agronegócio.

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), estará realizando distribuição de mudas de plantas nativas. O Procon também estará presente no evento oferecendo orientação aos consumidores. A Secretaria de Saúde disponibilizará testes rápidos e também fornecerá informações sobre o Novembro Azul.

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC), com a Secretaria de Educação e a Fundação Municipal de Esportes (FME) participarão do evento oferecendo lazer e entretenimento. Bandas e grupos artísticos farão apresentações ao longo do dia.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Negócio Bom: Governo do Estado lança programa para desburocratizar a abertura de empresas em Santa Catarina

Iniciativas apresentadas em Florianópolis apostam na desburocratização e no uso de inteligência econômica para fortalecer o ambiente de negócios catarinense.

Homem morre oito dias após ser esfaqueado em Braço do Norte

Sandro Nazário, de 45 anos, estava internado desde 4 de setembro, quando foi ferido durante uma briga na comunidade Uruguaia.

Menino morre após se afogar em açude em Içara

Criança foi encontrada por familiares dentro de um açude no fim da tarde deste sábado (12) e levada ao hospital, mas não resistiu.

Fumacense Moisés viaja ao Japão e fica perto de deixar o Santos

Atacante de 30 anos, natural de Morro da Fumaça, negocia empréstimo com o FC Tokyo e corre contra o tempo para concluir a transferência antes do fechamento da janela japonesa.