Geral

Serviços públicos estariam comprometidos após demissões em massa em Urussanga

Vereador da oposição, Luan Varnier, afirmou que vai procurar Ministério Público para denunciar situação

Fotos: Divulgação Redes Sociais

Cartazes colocados em locais de atendimento público com avisos sobre ausência de serviços e servidores na manhã desta sexta-feira, 29, já seria uma consequência das demissões em massa feitas nessa quinta-feira, 29, em Urussanga. Além disso, a população estaria fazendo reclamações em redes sociais por falta de atendimento.

Reclamação feita por um morador ao vereador Luan Varnier

A denúncia foi feita pelo vereador Luan Varnier (MDB). Segundo ele a ausência de profissionais em serviços de saúde, por exemplo, já é causada pelos encerramentos de contrato. “Demitiram profissionais com salários baixos, pessoas que estão na ponta do atendimento à população e isto não caracteriza redução de despesas, já que a maior parte dos comissionados que ganha entre R$ 6 mil e R$ 8 mil, segue contratado”, afirmou o vereador.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

De acordo com o vereador, os números exatos das demissões ainda não foram divulgados “Tem hora que falam em 100, 70, 55, não sabemos exatamente ainda”. Quanto à queda na arrecadação citada pela Administração Municipal, Luan reafirma que teriam outras providências a serem tomadas. “Porque não exoneraram os secretários e colocaram efetivos nas funções? Demitir garis, professores, com salários baixos não vai impactar na economia”, destacou Varnier, acrescentando: “o que me preocupa são os que perderam o emprego nesse momento, os servidores que ficaram sobrecarregados e o atendimento à população que está sendo prejudicado”, emendou.

O vereador afirmou que vai procurar o Ministério Público com as preocupações levantadas e pedir para que a situação seja averiguada.

Nota do município

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

A Administração Municipal de Urussanga se manifestou por meio de nota sobre as demissões e outras medidas qie serão adotadas.

Leia o comunicado

A Administração Municipal de Urussanga, comunica a toda população que, em virtude da significativa redução da arrecadação do município, decorrente do momento econômico por que passa o país e da queda dos repasses governamentais, medidas de contenção e redução de despesas estão sendo adotadas, com o objetivo de preservar os serviços públicos oferecidos à população de Urussanga.

São medidas como cortes de pagamento de gratificações, de horas extras, a adoção de turno único, em alguns setores, e uma redução de pessoal entre 8% e 9%, em todas as secretarias municipais.

Todos os secretários da prefeitura participam e corroboram com as medidas de redução de despesas, por conta de que são ações preventivas e que objetivam a garantia da prestação dos serviços públicos aos cidadãos e cidadãs urussanguenses.

De todas as medidas que precisam ser adotadas, o desligamento de pessoas do quadro funcional é o mais doloroso e indesejável de tudo. Porém, cumpre à Administração Municipal dar prioridade ao atendimento à população e para isso, mesmo medidas desagradáveis precisam ser colocadas em prática, para que os serviços essenciais à população possam ser preservados.

De outra forma a Administração Municipal afirma que todos os esforços estão sendo feitos para que os serviços se mantenham com o padrão de excelência praticado até hoje, especialmente, nos setores da Saúde, Educação e Assistência Social, que lidam diretamente com as necessidades mais sensíveis da nossa população.

Da mesma forma, cumpre-nos agradecer a dedicação, o empenho e o comprometimento de todos os servidores que estão sendo desligados, neste momento. A todos, indistintamente, nossa eterna gratidão.

Assim como também, agradecemos aos servidores que terão de redobrar seus esforços e seu empenho para manter os serviços públicos, mesmo com a redução de pessoal.

Entendemos e esperamos que esta seja uma situação momentânea e que, em breve, sejam normalizados os repasses, que são de direito do nosso município e que são fundamentais para a manutenção do atendimento à nossa população em todos os setores.

Por isso, queremos informar à população de Urussanga que tudo o que está sendo feito é para garantir os serviços. Estamos confiantes de que essa situação é passageira e que em breve estará normalizada.

Seguimos firmes e convictos de que nossa missão é a de servir à população de Urussanga, com todo o nosso comprometimento e com toda a nossa dedicação. Com a força e a compreensão de todos, Urussanga vai atravessar esse momento difícil que, como é evidente, não foi construído por nenhum de nós, mas que nos cabe enfrentá-lo com responsabilidade, lealdade com nosso povo e com coragem.

Administração Municipal

Municípios da região também fazem mudanças para conter custos

Além de Urussanga, outros municípios da região como Lauro Müller, Orleans e Morro da Fumaça também anunciaram medidas para contes despesas, como a alteração no horário de atendimento, com definição por turno único.

Os prefeitos reclamam da diminuição “drástica” nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a não compensação das perdas com a isenção dos impostos sobre combustíveis e a crise econômica que estaria afetando muitas cidades, o que estaria comprometendo o planejamento financeiro das prefeituras.

Por Simone Costa/Sulinfoco

Leia também:

Prefeitura de Urussanga exonera em torno de 70 funcionários

Mais um: Morro da Fumaça vai adotar turno único a partir de segunda 

Para evitar ‘colapso financeiro’, Orleans também adere a turno único de 6 horas

Prefeitura de Lauro Müller muda horário de expediente para reduzir gastos

 

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Pedreiro de cemitério condenado por enriquecimento ilícito e venda casada de serviços em Urussanga

Os fatos aconteceram entre 2010 e 2012, quando o homem era responsável pela gestão do Cemitério Municipal de Urussanga