Saúde

Setembro Amarelo traz à tona a importância do cuidado com a saúde mental

Prevenção ao suicídio é intensificada ao longo do mês; 33 casos consumados já foram confirmados neste ano nos 12 municípios da Amrec; Diálogo, apoio emocional e tratamento multiprofissional são essenciais no tratamento

Mais um Setembro Amarelo se inicia hoje. Indo além da iluminação amarelada dos prédios públicos, universidades ou consultórios, é momento de pararmos para refletirmos como anda a nossa saúde mental. Será que estamos cuidando daquilo o que temos de mais precioso?

O mês é, principalmente, dedicado a prevenção ao suicídio. As melhores formas indicadas pelos especialistas estão no diálogo, apoio emocional e tratamento multiprofissional.

Pessoas abaladas mentalmente podem recorrer a terapias gratuitas por meio da rede municipal de saúde. Em Criciúma, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um dos instrumentos mais ativos, responsável por oferecer o amparo adequado aos pacientes que necessitam de ajuda.

Aumento de casos
A pandemia do novo coronavírus intensificou ainda mais os problemas psicológicos que já eram presentes na sociedade. Pesquisas nacionais apontam que, após o isolamento social, o número de pacientes depressivos cresceu 41% do início de 2020 a até o primeiro trimestre de 2022.

Via: TN Sul

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Vigilância em Saúde de Criciúma promove oficina para planejar ações, prevenção e controle de doenças

Capacitação aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Plaszom promove palestras de prevenção e qualidade de vida para colaboradores em Orleans

Durante os dias 11 a 14, a empresa realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) no auditório da Sede

Governo lança guia com dicas de saúde mental para período de isolamento social

A psiquiatra Caroline Galli Moreira preparou um guia onde propõe ações para o período de quarentena.