Segurança

Sul aguarda 620 novas vagas no Sistema Penitenciário

Penitenciária Feminina em construção

Foto: Divulgação/DN

Obras executadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – SJC no Sul catarinense trazem a promessa de novas vagas ao sistema penitenciário da região. A construção do Centro de Atendimento Socieducativo – Case, para abrigar adolescentes em conflito com a lei, além da Penitenciária Feminina e da ampliação do Presídio Regional de Araranguá tendem a reduzir a lotação nas unidades já existentes.

A Penitenciária Feminina é uma das mais recentes obras realizadas no Sul. Em construção em Criciúma, desde o fim do último ano, a estrutura abrirá 260 vagas para mulheres. Com investimento estimado em R$ 21 milhões, com recursos do Pacto Por Santa Catarina, a obra está 35% executada e a fase é de terraplanagem do terreno. A estrutura, conforme informações do Portal DN Sul, deverá ser modelo no Estado. O local contará com alas de carceragem, berçário, creche, oficinas de trabalho, parlatórios, salas de encontro íntimo, áreas de saúde, salas de aula, lavanderia e cozinha.

Espaço para menores infratores

Com as obras do Case, os adolescentes infratores terão um local para cumprir as medidas socioeducativas na região. Até então, há apenas o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório – Casep, localizado no bairro Vila Zuleima, onde os menores podem permanecer internados por até 45 dias.

A nova estrutura, erguida no bairro São Domingos, possui 25% dos trabalhos executados. As obras iniciaram em julho do ano passado e abrirão 60 novas vagas para a internação dos menores infratores. Do total, 40 serão para internação definitiva e 20 para provisórios.

Notícias Relacionadas

Após mais de 2 meses desaparecida, adolescente de 13 anos é resgatada de acampamento em mata de SC

Polícia Civil investiga suspeita de cárcere privado. Vizinho de 51 anos é procurado.

Motorista perde controle e atropela três em Cocal do Sul

Segundo depoimento, duas crianças de 7 e 8 anos e uma adolescente de 14 anos estavam sobre a calçada. Motorista nega e apresenta outra versão.

Feriadão de Dia do Trabalhador pode ter geada na Serra de SC

Restaurantes, hotéis, bares e similares do Sul de SC fecham acordo coletivo

O salário da categoria teve o reajuste de 5,56%, alcançando o salário mínimo fixado no estado.