Esporte

Taça da Copa do Mundo de 2022 tem data para chegar ao Brasil

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) deu início à jornada itinerante da taça da Copa do Mundo que saiu de Zurique (SUI), na sede da entidade e voou ate Seul, na Coreia do Sul, nesta quarta-feira, 24.

Trata-se de um projeto da entidade máxima do futebol que prevê a passagem do troféu mais desejado do mundo da bola, por todas as 32 seleções classificadas para o torneio previsto para 20 de novembro, no Catar.

O ex-volante brasileiro e pentacampeão do mundo, Gilberto Silva, deu início a viagem da peça dourada, na Suíça, antes de percorrer todo o planeta na representação das 32 nações classificadas.

A jornada do troféu, que pela primeira vez vai oferecer aos países classificados a chance de ser visto de perto, vai terminar em Doha (CAT), poucos dias antes do pontapé do torneio que começa com Catar x Equador.

De acordo com informações encaminhadas pela FIFA, o troféu vai parar em 51 países e territórios a fim de visitar cada uma das 211 federações da FIFA até o ano de 2030.

“A primeira fase do Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA pela Coca-Cola foi um sucesso fantástico, envolvendo o público em geral através da magia do maior festival de futebol da Terra”.

“Ao visitar, pela primeira vez, todas as nações que se classificaram para a Copa do Mundo, o impulso do ‘Trophy Tour’ continuará aumentando, dando aos fãs de todas as idades um gostinho da emoção que está por vir – e esperamos que eles junte-se a nós no Qatar no final deste ano para a celebração final do belo jogo.”, disse o diretor de operações da FIFA, Colin Smith

A FIFA ainda propõe uma campanha paralela denominada “Spotlight: Your Dreams” que prevê apresentação de “artistas emergentes o futebol” que farão aparições nos locais de recepção do troféu, em amostragens de próprias obras de arte temáticos da copa.

A entidade também está preparada para dar aos fãs de todo o mundo o palco para compartilhar seus sonhos da Copa do Mundo da FIFA na forma de arte de fãs, via mídia social, em um concurso que terminará no final da turnê.

Veja o cronograma do troféu

24 e 25 de agosto – Coreia do Sul
26 e 27 – Japão
29 e 30 – Austrália
1 de setembro – Iran
3 e 4 – Gana
6 e 7 de setembro – Senegal
8 e 9 de setembro – Camarões
10 e 11 – Marrocos
13 e 14 – Tunísia
15 – Portugal
16 – Espanha
17 e 18 – Croácia
20 e 21 – Sérvia
22 e 24 – Polônia
25 de setembro – Holanda
28 e 30 – Dinamarca
2 e 3 de outubro – Alemanha
4 e 5 de outubro – Bélgica
6 e 9 de outubro – França
11 – País de Gales
12 e 13 – Inglaterra
15 e 20 – México
21 e 23 de outubro – Brasil
27 e 27 de outubro – Argentina
28 e 29 de outubro – Uruguai
31 de outubro e 1 de novembro – Equador
2 e 3 de novembro – Costa Rica
5 e 8 de novembro – Estados Unidos
9 de novembro – Canadá
11 e 12 – Arábia Saudita
13 e 14 de novembro – Catar
Sobre a taça da Copa do Mundo

O troféu original é concedida aos campeões da Copa do Mundo, permanecendo em posse da FIFA. Feito de ouro maciço e pesando pouco mais de 6kg, o troféu mostra duas figuras humanas segurando o globo no alto.

Seu design atual é de 1974. Como um dos símbolos esportivos mais reconhecidos no mundo e um ícone inestimável, só pode ser tocado e segurado por um grupo muito seleto de pessoas, que inclui ex-vencedores da Copa do Mundo e chefes do Estado.

Como os regulamentos determinam que o troféu original deve permanecer sob os cuidados da FIFA e não pode ser conquistado de forma definitiva, ele é entregue apenas temporariamente à equipe vencedora da Copa do Mundo da FIFA.

Os campeões recebem então permanentemente um troféu específico relacionado à edição do torneio em questão, o Troféu do Vencedor da Copa do Mundo da FIFA – banhado a ouro em vez de ouro maciço, é gravado com o ano relevante e os nomes do país (ou países) anfitrião e da nação vencedora.

Fonte: ND+

Notícias Relacionadas

Associação Atlética de Orleans precisa de apoio para fazer ainda mais história no futebol orleanense

Próspera lança plano de sócio para a temporada

Neste primeiro momento, três tipos de modalidades estão disponíveis para a torcida.

Impactado pelo cooperativismo, morador de Imbituba vai a Diamantino (MT) em campanha nacional do Sicredi

Um associado vai até o município onde mora outro, evidenciando intercâmbios de trajetórias pessoais e de vivências com a instituição.

Governador anuncia extinção da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte

Eduardo Pinho Moreira (MDB) não confirmou data de fim da pasta. Tendência é que órgão seja absorvido pelo gabinete do governador, informou assessoria.