Esporte

Tigre: As contas para a vaga na Copa do Brasil

Criciúma precisa torcer contra o Botafogo para conseguir um lugar na competição nacional de 2023 pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC)

Foto: Celso da Luz – Criciúma E.C

Mesmo com o final da Série B, o Tigre ainda tem possibilidade de garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2023. Inicialmente, o time treinado por Cláudio Tencati precisaria ficar três posições à frente do Guarani, na tabela de classificação da Segunda Divisão, para assegurar o lugar. Porém, isso não aconteceu: o Criciúma ficou em oitavo e o Bugre em 10º.

Desta forma, resta o Ranking Nacional de Clubes (RNC) para que o Tricolor Carvoeiro dispute o torneio nacional do ano que vem. E, para que isso aconteça, é necessário que dois times, entre América-MG, São Paulo, Fortaleza e Santos, estejam entre sexto e nono colocado ao final do Brasileirão. Atualmente, os mineiros e o Tricolor Paulista estão em sétimo e nono, respectivamente, o que atende à necessidade do Criciúma.

Assim, o Tricolor Carvoeiro fica com uma das vagas do chamado “Critério 3” para a Copa do Brasil de 2023. O Botafogo é a maior ameaça ao Tigre. Hoje, os cariocas estão em 10º e não podem ultrapassar América-MG e São Paulo, senão o Criciúma estará fora da disputa nacional do ano que vem. Restam duas rodadas para o final da Série A: na quinta-feira, o alvinegro pega o Santos, em casa, e, no domingo, fechando a disputa, o adversário será o Athlético, em Curitiba.

Situação requer cuidado e “secação”

Após a vitória do Botafogo diante do Atlético-MG, fora de casa, na segunda-feira, o time carioca entrou de vez na briga por uma das nove posições do Brasileirão e tem 49,96% de chances de ficar entre sexto e nono colocado. É pouco provável que o Athlético-PR perca a vaga. Assim, se o Botafogo ficar entre sexto e nono colocado, o Atlético-MG (52 pontos) precisaria sair desse grupo – dando lugar ao Fortaleza (49 pontos) ou ao Santos (47 pontos). Restam apenas seis pontos em disputa.

Em resumo, para que o Criciúma obtenha a vaga na Copa do Brasil de 2023, o torcedor carvoeiro deve torcer contra o Botafogo nos dois jogos finais da Série A – quinta-feira, às 20 horas, e domingo às 16 horas. O Tigre ainda não tem lugar assegurado no torneio nacional, pois disputou a Série B do Catarinense e não disputou a Copa Santa Catarina. As vagas do Estado são destinadas pela Série A e pela Copa. Assim, resta ao Criciúma a tentativa pelo RNC.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Tigre se reapresenta para treino depois de derrota no final de semana

O Tigre enfrenta o Sport no próximo sábado, 9, às 20h45, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Os carvoeiros seguem com 44 pontos no G4 da Série B

Dentista de Lauro Müller coleciona quase 5 mil escudos de seleções desenhados no paint

Coleção de Christiano Hilbert Brighente, inclui todas as seleções da FIFA, além de outros clubes de futebol. Desenhos já foram entregues aos jogadores Roberto Dinamite e Zico, que colocou um banner no museu de seu Centro de Futebol no Rio de Janeiro

Tigre empata em casa e decepciona torcedores

Criciúma ficou no 0 a 0 com o Juventude na estreia do técnico Mazola Júnior. Equipe afunda na zona de rebaixamento e soma apenas um ponto na competição.

Quarta rodada do Catarinense 2023 é encerrada com Hercílio Luz na vice-liderança e Criciúma na 5ª colocação