Poder Legislativo

Unibave apresenta motivos de sua saída de Cocal do Sul em sessão da Câmara de Vereadores

Durante duas horas e meia, vereadores ainda votaram e aprovaram três requerimentos e oito indicações.

A sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul na noite desta terça-feira (21), teve como principal tema de discussão e debate, a educação. A saída da Universidade Barriga Verde – Unibave da cidade e a infraestrutura das escolas municipais nortearam o encontro que contou com a votação e aprovação de três requerimentos e oito indicações apresentadas pelos legisladores.

Foto: Adriano Ghellere/Portal Sul In Foco

Após a leitura de mensagens e encaminhamentos de Projetos de Lei, a direção do Unibave utilizou a tribuna. O Pró-Reitor Administrativo e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Dimas Aílton Rocha e o reitor Élcio Willeman explanaram aos presentes os motivos do fim das operações da unidade de ensino em Cocal do Sul no ano passado. “Não foi motivação política. O Ministério da Educação deixou bem claro que, se não tivéssemos seis cursos em Cocal não poderíamos ter campus na cidade. Isso é lei e não pudemos mudar. Este fato associado à baixa procura dos acadêmicos aos nossos cursos aqui, fez com que a permanência se tornasse insustentável”, explanou Dimas.

Willeman ainda complementou. “Não foi um ato voluntário da instituição. Conversei com os gestores municipais e souberam da dificuldade financeira para manter a instituição na cidade. Depois dessa migração do Conselho Estadual de Educação para o Ministério da Educação, ficou inviável a permanência. Foi oferecido a opção de assistência assistida aos alunos. Aqui a instituição não pode permanecer, porque não vai poder emitir o diploma conforme as normas estabelecidas pelo Governo Federal junto ao Unibave. É o que o MEC orientou. Mantemos os benefícios dos estudantes e proporcionamos as transferências assistidas”, enfatiza. A vinda dos diretores foi solicitada pelos vereadores, na sessão passada.

Foto: Adriano Ghellere/Portal Sul In Foco

O vereador Adriano Possamai Della (PSDB) interveio, propondo parcerias entre a instituição e o Governo Municipal para a criação de um Centro Universitário em Cocal do Sul. “O Poder Público pode iniciar a conversa para a reativação da Associação Pró-Desenvolvimento de Cocal do Sul – Aprodesc, para a educação em Cocal”, propôs Della.

“Não façam fundação. Façam associação. É mais fácil de gerir. Se quiserem formar uma comissão e estudar a Fundação Barriga Verde – Febave como case na cultura, promoção social e na educação, a instituição está de portas abertas. Depende da vontade do povo. Ela tem que ser pensada para daqui há 30 anos”, enfatiza Willemann.

“Sempre acompanhamos o esforço da instituição. Entendemos que essa foi a forma mais correta de administrar essa situação e preservar os direitos dos acadêmicos. Quem sabe no futuro, reativemos os laços com esta entidade”, complementou o presidente da casa, Luiz Henrique Bittencourt (PP).

Requerimentos e indicações

Os vereadores Adriano Possamai Della e Érik Pereira Zeferino (PC do B), apresentaram dois requerimentos solicitando informações e documentos sobre o benefício do aluguel social e a lista de motoristas contratados para o serviço público municipal.

Já sobre a situação envolvendo os aparelhos de ar condicionados nas escolas municipais, o vereador Erik apresentou requerimento solicitando também informações sobre a licitação, execução e prazo do serviço. “Estive na prefeitura pedindo os contratos com a empresa responsável pela instalação destes aparelhos, mas foi negado”, relatou.

Durante a semana, um grupo de vereadores visitou as instituições de ensino verificando também a infraestrutura e analisando o andamento das reformas e instalação de alguns aparelhos de ar condicionado.

Foto: Adriano Ghellere/Portal Sul In Foco

A vereadora Giovana Galatto (PP) também esteve presente, juntamente com os vereadores Érik, Adriano, Richardson Vieira (PDT) e Marcel Freitas (PSDB) e, destacou a reforma realizada na Escola Demétrio Bettiol. “É uma das escolas mais antigas da cidade e essa e a primeira grande reforma que a escola passa. São 600 alunos de 1 a 9 anos. Revestindo com cerâmica os corredores, pintando a escola, acessibilidade, interfone com câmera, calçadas entre outros. As crianças estão realizando rodizio e até quinta-feira, todas as salas serão climatizadas”, destacou.

Os vereadores Érik e Adriano Della questionaram a situação das salas e o atraso nas reformas. “Na Vila Nova tem criança dormindo no chão com sol no rosto, porque não tem cortinas. Estou fazendo o papel de fiscalizar e cobrar”, lembrou o vereador Érik. “Temos que ter um pouco de paciência. Há recursos, mas tem um pouco de morosidade, A gente sabe que falta cortina e outras situações, mas vai ser feito”, lembrou Henrique.

Confira as demais indicações e requerimentos da sessão legislativa desta terça-feira (21)

REQUERIMENTO N°. 003/17. Autoria; Erik Pereira Zeferino. Que o poder público competente envie a esta casa a lista de todos os motoristas contratados pelo município bem como os contratos feitos com os mesmos no período de 2012 à 2017.

REQUERIMENTO N°. 004/17. Autoria; Erik Pereira Zeferino. Que o poder público competente envie a esta casa as seguintes informações: empresas participantes da licitação de instalação de ar condicionado; empresa vencedora da licitação; valor de cada ar condicionado com a instalação; prazo de instalação; quantidade de aparelhos por colégio.

INDICAÇÃO N°. 025/17. Autoria; Erik Pereira Zeferino. Que o poder executivo através da secretaria competente construa um canal auxiliar na rua Ipamena, no bairro Vila Nova.

INDICAÇÃO N°. 026/17. Autoria; Erik Pereira Zeferino. Que o poder executivo através da secretaria competente compre uma máquina de Raio X para o município atender a demanda da população.

INDICAÇÃO N°. 027/17. Autoria; Erik Pereira Zeferino. Que o poder executivo através da secretaria competente faça a manutenção da rua Porfirio Dacorrégio, bairro Centro. “Rua de Acesso à Casa Do Doce”.

INDICAÇÃO N°. 028/17. Autoria; Erik Pereira Zeferino. Que o poder executivo através da secretaria competente construa uma academia ao ar livre no Bairro Angelo Guollo.

INDICAÇÃO N°. 029/17. Autoria; Agenor Benati Pedroso. Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a construção de um campo de futebol suiço nas imediações do bairro Jardim Elizabeth.

INDICAÇÃO N°. 030/17. Autoria; Adriano Possamai Della. Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize a iluminação do Campo De Futebol Valmor Mário Guollo.

INDICAÇÃO N°. 031/17. Autoria; Adriano Possamai Della. Que o poder executivo através da secretaria competente viabilize as seguintes benfeitorias na pista de skate do municipio: manutenção, iluminação e cobertura.

INDICAÇÃO N°. 032/17. Autoria: Roseny Cittadin Barbosa. Que o poder executivo através da secretaria competente providencie a reforma do telhado do Ginásio De Esportes Gilio Búrigo no Bairro Jardim Itália, neste município.”

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.