Saúde

Vereador Valter Orbem cobra manutenção na estrutura do CAPS de Orleans

O vereador esteve no local e registrou a situação através de imagens que mostram a situação em que se encontra o Centro de Atenção Psicossocial.

Fotos: Divulgação

Ao fazer uso da tribuna nesta segunda-feira, dia 6, o vereador Valter Orbem (PSD) lamentou o abandono da estrutura do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Orleans. Na última semana, ele esteve no local e registrou a situação através de imagens que mostram a falta de manutenção.

“Eu levantei o assunto em outra reunião sobre o CAPS. Eu disse que estava bastante abandonado. Eu estive lá visitando. Realmente, funcionando está, mas a título de esforço maior dos funcionários. Nós tínhamos uma horta no local, que era mantida pelas pessoas que lá se tratavam, mas está abandonada. O banheiro, inclusive, estava interditado. Eu conversei, na última quinta-feira, com o vice-prefeito Mário Coan e ele me garantiu que veria essa situação e resolveria”, declarou.

Nesta quarta-feira, dia 8, o vereador realizou novamente uma visita e, dos problemas relatados, Valter apurou que apenas o do banheiro foi resolvido até o momento. O local é uma unidade especializada em saúde mental, que tem como objetivo o tratamento e a reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, incluindo também aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

O secretário da Saúde de Orleans, Murilo Debiasi, falou sobre o assunto. “Sobre a horta, desde o início da pandemia as atividades em grupos foram suspensas e a horta do CAPS era mantida por um grupo desenvolvido com pacientes. Como nas últimas semanas os número da Covid-19 diminuíram e já temos boa parte da população imunizada, as atividades em grupo estão sendo retomadas gradativamente com limitação de participantes e protocolos sanitários, para que os pacientes possam participar de atividades terapêuticas em grupo. Estamos desenvolvendo um projeto para a horta com parceria de voluntários. Quanto ao problema em um dos banheiros, uma equipe está trabalhando para resolver”, esclareceu.

  • WhatsApp Image 2021-09-06 at 20.30.03
  • WhatsApp Image 2021-09-06 at 20.30.02
  • WhatsApp Image 2021-09-06 at 20.30.02 (1)
  • WhatsApp Image 2021-09-06 at 20.30.01 (1)
  • WhatsApp Image 2021-09-06 at 20.30.00
  • WhatsApp Image 2021-09-06 at 20.30.00 (1)
  • WhatsApp Image 2021-09-06 at 20.30.01 (2)
  • WhatsApp Image 2021-09-06 at 20.30.01

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Orleans lança Limpa Fila e deve fazer mais de 3 mil procedimentos até dezembro

Programa foi lançado pelo secretário de Saúde de Orleans, Fernando de Fáveri nesta quarta-feira (30). Programa deve acelerar consultas, exames e pequenas cirurgias no município.

Secretaria da Saúde desmente notícias falsas sobre casos de coronavírus no Norte de SC

Informações da doença na cidade de São Ludgero também são falsas. Nenhum caso foi confirmado em Santa Catarina.

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara