Poder Legislativo

Vereadores de Cocal do Sul aprovam repasse para hospital de Urussanga

Em contrapartida, vereadores solicitaram reunião com direção da entidade. Encontro acontece nesta quarta-feira (02).

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Após sofrer mudança no texto, o Projeto de Lei que autoriza o repasse financeiro para o Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Cocal do Sul. A sessão extraordinária convocada pela presidente Roseny Citadin Barbosa, a Nega, aconteceu no fim da tarde de sexta-feira (28), em função do feriado do Dia do Trabalhador, celebrado neste dia 01 de maio.

Após a sanção do prefeito Ademir Magagnin, o Governo Municipal repassará mensalmente cerca de aproximadamente R$ 24,5 mil/mês, totalizando cerca de 295,8 mil no ano. Os recursos cobrirão os custos com os atendimentos de pacientes de Cocal do Sul na cidade vizinha, em especial casos de urgência e emergência.

Vereador Richardson destaca que o repasse teve um reajuste significativo – Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

“Ao invés de falarmos em diminuir o repasse, se o hospital precisar de mais recursos, vamos sim mostrar a força que a Câmara tem e aprovar um repasse maior no próximo ano. O objetivo é que o povo de Cocal seja bem atendido”, destacou o vereador Adriano Possamai Della.

Até o fim da no passado, Cocal do Sul repassava em torno de R$ 15 mil/mês. “Houve um aumento de aproximadamente 60% no valor. É um percentual bem significativo. Foi um trabalho de negociação que contou com a participação da Câmara. Tomara que não necessite, mas se precisar, vamos brigar por mais”, lembrou o vereador Richardson Vieira.

“Gostaríamos de ter um Pronto Atendimento 24 horas, mas hoje a cidade não comporta isso. Quero lembrar que isso foi uma luta de todos os vereadores. Foram vários contatos com o diretor do hospital e parabenizar todos os vereadores pela mobilização e participação em algumas reuniões voltadas para a discussão do repasse. Foi uma briga pensando no atendimento mais digno à população de Cocal”, defendeu o vereador Marcel Freitas.

Cobrança por atendimento humanizado

O vereador Henrique (E) cobrou da população informações sobre casos de mal atendimento. Enquanto Nega (C), convocou reunião com diretor da entidade para a próxima quarta (02) – Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A qualidade e a forma de atendimento dos pacientes de Cocal do Sul no Hospital Nossa Senhora da Conceição também foi destacado. Houve o pedido de informações por parte da população e uma reunião com a direção deverá tratar do assunto. “Queremos um atendimento humanizado e relatos das pessoas que forem mal atendidas ou tiverem o atendimento negado no hospital. Quando chegar o final do ano, essas situações poderão ser discutidas na renovação do convênio. Apresentamos sugestões e o valor definido nesse acordo foi apresentado com base em auditoria realizada dentro da unidade. Houve um conjunto de fatores para que chegasse no dia de hoje com a aprovação. Queremos que a população seja bem atendida”, enfatizou o vereador Luiz Henrique Bittencourt.

E uma reunião nesta quarta-feira (02)  entre os vereadores e o presidente da instituição, Arnaldo Bez Batti, discutira esse e outros assuntos. “Conversei com o presidente do hospital para conversarmos sobre o convênio e discutirmos essa situação do atendimento. A partir dessa conversa, poderemos acompanhar mais de perto como é o procedimento. Vamos solicitar um atendimento humanizado e respeito aos cidadãos de Cocal e também de outras cidades”, finalizou a vereadora Nega, convocando os vereadores a participarem do encontro, marcado para as 17h30min, no Plenário da Câmara.

 

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Pedreiro de cemitério condenado por enriquecimento ilícito e venda casada de serviços em Urussanga

Os fatos aconteceram entre 2010 e 2012, quando o homem era responsável pela gestão do Cemitério Municipal de Urussanga