Política

Vereadores de Orleans aprovam Projeto de Lei, Moção, Requerimento e Indicações

Foto: Reprodução

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans contou com aprovação, por unanimidade, de um Projeto de Lei, uma Moção, um Requerimento e quatro Indicações.

Na ocasião, fizeram uso da tribuna, os vereadores Dovagner Baschirotto, Gabriel Bianco, Maiara Dalponte Martins, Marlise Zomer, Osvaldo Cruzetta, Paulo Canever, Pedro João Orbem, Euclides Pilon, Valter Orbem e a presidente do Legislativo, Mirele Debiasi. Confira os pronunciamentos na íntegra através do vídeo abaixo:

Confira as pautas da Ordem do Dia:

Projeto de Lei nº 18/2021. Autoriza o Poder Executivo a doar bem móvel para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Orleans. Autor: Executivo de Orleans.

Justificativa: A Administração Municipal, em 2020, recebeu, do deputado federal Jorginho dos Santos Mello, Emenda Parlamentar no valor de R$ 170 mil, destinada à APAE de Orleans. Com o recurso, foi adquirido um micro-ônibus com capacidade para 21 lugares, destinado ao transporte dos alunos. Agora, pretende-se, através do Projeto de Lei, repassar definitivamente o bem móvel, tendo em vista que, naquela oportunidade, por conta das vedações da lei eleitoral, não era possível.

Moção nº 3/2021. Manifesta apoio ao Projeto de Lei nº 2.564, de 2020, que tramita no Senado Federal, visando alterar a Lei nº 7.498/1986 para instituir o piso salarial nacional e a carga horária do enfermeiro, técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira. O PL em tramitação visa atender reivindicações dos profissionais, sendo ainda mais necessárias neste contexto de pandemia. Autora: vereadora Maiara Dalponte Martins.

Requerimento nº 7/2021. Considerando-se o conhecimento acerca do atraso na obra de revitalização das praças Eugênio Trompowski e Celso Ramos, no Município der Orleans, requer ao chefe do Poder Executivo que:

1) preste esclarecimentos acerca do motivo do atraso da empresa contratada para a obra, já que, inicialmente, estava prevista para 06/09/2020; 2) informe o preço para o término da obra que está previsto com revitalização da Praça Celso Ramos, que nem foi iniciada ainda; 3) preste esclarecimentos com o detalhamento do valor de R$ 358.404,94 conforme placa da obra em que se referem as praças do município”. Autor: vereador Valter Orbem.

Indicação nº 42/2021. Que o Executivo, através da Comissão de Trânsito, proíba o estacionamento de veículos na lateral direita da Rua Carlos Volpato, mais precisamente na lateral onde estão localizadas a Agro DG e a Moto Becker (apenas referência). Autor: vereador Dovagner Baschirotto.

Indicação nº 43/2021. Que o Executivo faça um levantamento, juntamente com o SAMAE, Vigilância Sanitária e órgãos afins, para a execução de esgoto sanitário rural em todo município, principalmente nas comunidades que ainda não foram contempladas. Autor: vereador Euclides Pilon.

Indicação nº 44/2021. Que o chefe do Poder Executivo tome as providências necessárias para realizar a limpeza, manutenção e o acostamento das ruas Leite Ribeiro e Virginio Pizzolatti, sentido Rio Belo/Centro. Autor: vereador Valter Orbem.

Indicação nº 45/2021. Que o Executivo faça a recuperação da estrada que sai da comunidade do Oratório em direção à localidade de Rio Capivaras, que se encontra em péssimas condições de trafegabilidade, e também providencie a retirada de uma pedra na estrada que dá acesso a Lauro Müller e a recuperação da ponte entre Orleans/Lauro Müller. Autor: vereador Paulo Canever.

Notícias Relacionadas

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Delegado de Orleans Fernando Henrique Guzzi esclarece sobre caça ilegal e furto de gado na Câmara de Vereadores

A convite da vereadora Mirele Debiasi, o delegado esclareceu sobre estes crimes que têm sido registrados na zona rural da cidade.