Política

Voto consciente e Eleições 2018 são temas de evento em Orleans

Debate promovido por entidades visou difundir o conhecimento, contribuindo com os moradores da região na escolha de seus representantes

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Transmitir conhecimento de forma acessível foi a maneira encontrada por representantes de entidades de Orleans para garantir que os moradores da região elejam seus representantes de maneira consciente. Tendo em vista que o acesso à informação é um grande aliado do cidadão durante e após o processo eleitoral, foi abordado o tema “Eleições 2018 e o impacto em nossas vidas”, na noite dessa terça-feira (24), no Centro de Vivências do Unibave.

O evento, que foi aberto ao público e teve entrada gratuita, contou com a participação do professor dos cursos de Direito da Unesc e da Esucri, Luiz Eduardo Conti, mestre em Direito e especialista em Direito Eleitoral, e do mestrando em Desenvolvimento Socioeconômico, Nícola Martins, formado em Jornalismo e Administração Pública e pós-graduado em Jornalismo Político e Gestão Pública Municipal.

Os estudiosos abriram o evento apresentando um panorama da atual situação e, posteriormente, responderam a diversos questionamentos realizados por entidades, imprensa e público presente. “Momentos como este que visam promover conhecimento sobre educação política se mostram muito importantes. Para alcançarmos as mudanças tão almejadas, discutir política é essencial”, ressaltou Nícola.

“Para decidir bem o nosso voto, contamos, atualmente, com a tecnologia que nos oferece inúmeras ferramentas. Além das redes sociais, por onde podemos acompanhar as ações dos candidatos, temos sites como o da Câmara dos Deputados. Por meio dele, é possível saber quanto cada deputado gastou em viagens, quantos funcionários empregam e muitas outras informações que nos mostram se possuem compromisso com o recurso público ou não. Precisamos criar o hábito de acompanhar isso para não permitirmos que os corruptos se elejam”, acrescentou.

O professor Luiz, por sua vez, ressaltou a importância do voto como exercício da cidadania. “O prognóstico para esta eleição é para um percentual alto de votos brancos, nulos e abstenção. Mas o que conta na hora de contabilizar e decidir quem irá se eleger são os votos válidos. Apenas estes farão serão considerados e farão a diferença. Abrir mão do voto é jogar para outras pessoas a nossa responsabilidade enquanto cidadãos. Será que quem for tomar a decisão terá a mesma baliza moral que a sua? Não podemos nos abster disso. Essa não é a melhor solução. Precisamos nos informar, fiscalizar e fazer a nossa parte”, pontuou.

Conforme Nícola, a população deve se atentar a seus comportamentos e não tratar políticos como heróis ou celebridades. “Eles são eleitos para servir ao povo e tomarão decisões que influenciam no dia a dia e no futuro de toda a população. Temos que ter consciência de que quando votamos em alguém é como se estivéssemos contratando essa pessoa para trabalhar para nós. A democracia representativa pressupõe isso e, mesmo se não votamos em um determinado político, podemos cobrar dele. É nosso dever fiscalizar e colocar pressão. Endeusar jamais”, reforçou.

Política Descomplicada – Com o intuito de transmitir informações de maneira que todos compreendam, Nícola mantém o projeto “Política Descomplicada” por meio de suas redes sociais. Para conferir o conteúdo ou tirar dúvidas sobre o assunto, basta acessar Facebook.com/martinsnicola.

O evento também promoveu a solidariedade por meio da doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Fundação Hospitalar Santa Otília – FHSO. Entre as entidades que promoveram o evento, está a Câmara de Dirigente Lojistas – CDL, a Associação Empresarial de Orleans – ACIO, o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, a Cooperativa Regional Auriverde, a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores. Prestigiaram o evento, lideranças locais, acadêmicos e comunidade.

[soliloquy id="291093"]

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Estacionamento e obra parada são alvos de protesto em Laguna

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.