Poder Executivo

População marca presença na audiência pública em Arroio do Silva

Ato foi realizado para informar, esclarecer dúvidas e ouvir os moradores sobre a ampliação do sistema de abastecimento de água no lado sul da cidade.

População marca presença na audiência pública em Arroio do Silva

Foto: Bianca Goulart / Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva

A audiência pública, realizada na noite de quarta-feira (5), contou com a grande participação da comunidade. Os moradores lotaram o salão paroquial da Praia da Caçamba para ter informações, questionar e ouvir esclarecimentos a respeito da minuta do 4º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão do Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água, que trata sobre a ampliação do sistema de abastecimento de água no lado sul do município – compreendendo os loteamentos Santa Helena, Acquabela, Guairacá e Village Morro dos Conventos e as praias denominadas de Praia do Pescador, Praia da Caçamba e Praia do Melão.

A luta para a ampliação da rede é uma reivindicação antiga da comunidade, já que o contrato vigente com a Concessionária E.J.W. só previa investimentos até a Praia do Golfinhos, o que já foi realizada pela mesma. O custo para implantar a rede de água no lado sul, beneficiando 1.370 imóveis, está estimado em R$ 3.411.602,00. Por isso, com base nos estudos da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc, a Concessionária considera viável, do ponto de vista econômico e para manutenção do equilíbrio do contrato, a celebração de termo aditivo por mais 20 anos para que o investimento necessário seja amortizado ao longo do período.

Durante a audiência, a equipe Aresc apresentou o estudo realizado. Na sequência o diretor da E.J.W., André Pietsch Serafin, fez uma apresentação dos serviços prestados pela concessionária de água.

A população manifestou o grande anseio de ter acesso a água. O morador José Luiz Biazibetti, em apelo e reforçando o pedido da comunidade do lado sul, fez uma demonstração a respeito da qualidade da água, que atualmente o único acesso é através de ponteira. “Não dou conta de limpar o chuveiro. Eu não tenho condições de a cada três meses, quando minha ponteira fica ruim, contratar alguém para fazer uma ponteira nova. Da minha parte e da comunidade aqui, consideramos desumano a qualidade da água que temos acesso e acreditamos que agora teremos uma solução. Teremos água potável, se Deus quiser”, frisou.

População marca presença na audiência pública em Arroio do Silva

Foto: Bianca Goulart / Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva

Os vereadores também se manifestaram, se posicionaram e questionaram. A audiência pública teve pouco mais de duas horas de duração. Da Aresc estiveram presentes: o presidente da agência de regulação, Reno Luiz Caramori, o gerente de regulação da Aresc, o engenheiro Silvio Rosa, o analista de regulação, engenheiro Marnio Sebastião Graciosa, e a analista de regulação Cintia Pimentel.

“Nosso partido hoje é água, a nossa preocupação é água. Nós voltaremos aqui sempre que for preciso, porque nós precisamos fazer com que a água chegue na casa de todos”, frisou Caramori.

Os trabalhos da audiência pública foram coordenados e conduzidos pelo secretário de planejamento urbano Anderson da Silveira. “A audiência teve grande participação e ficamos satisfeitos com o resultado. Agora a gente vai reunir a equipe técnica da prefeitura e vai tomar a decisão junto com o prefeito e sempre com o auxilio da Aresc que é nossa parceira no processo. Logo a gente virá com a notícia a respeito da assinatura do termo aditivo e o prazo da execução da obra. Pretendemos tomar essa decisão o mais breve possível”, esclareceu o secretário.

Os moradores também ficaram satisfeitos com a reunião. “Ficamos felizes por ouvirem nosso clamor. Esperamos que a prefeitura e a concessionária resolvam nossa situação e que a água chegue até nossas casas. A gente agradece a oportunidade do debate”, ressaltou o morador Francisco Ismael Cardozo.

Todos os participantes inscritos tiveram direito de fazer o uso da palavra e se manifestar. Ter acesso a água é o principal pedido da comunidade. “A audiência pública veio para esclarecer alguns pontos e dar ainda mais transparência ao processo. A comunidade do lado sul clama pela extensão da rede e água é primordial em nossas vidas. No que depender da Administração Municipal, a água chegará nestas comunidades”, enfatizou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães.

Colaboração: Bianca Goulart / Comunicação Prefeitura de Balneário Arroio do Silva

Notícias Relacionadas

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara