Poder Legislativo

Secretária interina de Educação apresenta ações e projetos aos vereadores de Lauro Müller

Secretária interina de Educação apresenta ações e projetos aos vereadores de Lauro Müller

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A secretária interina de Educação de Lauro Müller, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella, utilizou a tribuna durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nessa segunda-feira (21). Na ocasião, ela apresentou ações e projetos realizados e também respondeu às perguntas feitas pelos edis.

“Durante estes últimos meses do ano letivo de 2017, pautamos nossas metas e objetivos no que foi traçado plano de governo do Poder Executivo Municipal. Para isso, visamos sempre a valorização profissional, a valorização do profissional. Se o professor é valorizado, consequentemente, o aluno vai sentir isso em sala de aula. Este é o nosso lema”, afirmou ela ao iniciar seu pronunciamento.

Conforme Heloisa, a Secretaria de Educação de Lauro Müller conta com 117 professores, 51 auxiliares e 33 estagiários. Dentre diretores, secretários e comissionados, há 24 profissionais. Conta ainda com 46 serventes, cozinheiras e vigias. Ao total, são 270 colaboradores. A rede ensino municipal é formada por 11 escolas, divididas em Educação Infantil (com 777 alunos) e Ensino Fundamental I e II (com 1153 alunos), totalizando, atualmente 1930 estudantes matriculados e frequentando a rede municipal de ensino.

Ela citou ainda uma frase de Paulo Freire, que diz: “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”. “Eu, Heloisa, sou educadora, sou professora da rede municipal de ensino. Trabalho pautada nas questões de Vygotsky, no sociointeracionismo, valorizando que a criança já traz consigo as competências, as qualidades que ela tem em casa. Isso com uma visão de gestora, uma visão administrativa, mas, acima de tudo, com uma visão de professora que eu ainda sou e também de mãe”, ressaltou.

Secretária interina de Educação apresenta ações e projetos aos vereadores de Lauro Müller

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Acompanhe a reunião completa através do áudio abaixo:

 


Veja abaixo as ações apresentadas:

– Capacitação através da formação continuada dos colaboradores, incluindo professores, auxiliares de classe, merendeiras, cozinheiras, serventes e vigias;

– Polo da Uniasselvi no município desde agosto deste ano, que atende 86 alunos nas turmas de Pedagogia, Língua Portuguesa e Processos Gerenciais;

– Desfile Cívico com 23 entidades e também com o 28º Grupo Artilharia de Campanha – GAC, do Exército de Criciúma;

– Contratação de 33 estagiários pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE;

– Alimentação escolar em parceria com 13 produtores rurais da agricultura familiar. Entre eles, cenoura, aipim, batata doce, chuchu, brócolis, alface, repolho, feijão, farinha de milho, couve-flor, moranga, abobrinha, alho, tempero verde, maçã, limão, laranja, abacate, banana, pão integral, mel e queijo. Além disso, quatro tipos de carne, arroz, macarrão, farinha de trigo, achocolatado, bebida láctea, polpa de tomate, bolachas salgada e doce, margarina, doce e entre outros itens;

– Educação nutricional e alimentação escolar para conscientização dos alunos a respeito da alimentação saudável, através de palestras;

– Ampliação da parceria com a Editora Positivo;

– Jogos Escolares e incentivo às atividades esportivas;

– Dia do Desafio; na oportunidade, as pessoas tiraram 15 minutos do seu tempo para praticar atividade física;

– Proerd para combate às drogas e à violência, em parceria com a Polícia Militar;

– Aquisição de terreno para ampliação da Escola Municipal Hilário Pescador;

– Projeto Defesa Civil na Escola, pioneiro no Estado, que visa capacitar alunos e professores para atuarem na gestão de risco de desastres junto à comunidade;

– Biblioteca Itinerante para incentivo à leitura;

– Projeto Psicomotricidade, visando o desenvolvimento integral das crianças que frequentam os CEIs;

– Governo Municipal acaba com a fila de espera nas creches;

– Combate à Dengue;

– Parceria com o projeto OdontoSesc;

– Projeto #PartiuLeitura com realização de atividades que incentivassem o hábito da leitura;

– I Feira do Livro da rede municipal de ensino;

– Retomada do direito da Progressão, com aumento anual, conforme Plano de Cargos e Carreiras;

– Retorno das aulas de Educação Física, que haviam sido retiradas da grade curricular em 2014;

– Garantia da hora-atividade para os professores da Educação Infantil; por meio deste direito, um terço da grade horário poderá ser dedicado para preparar seus conteúdos para as aulas;

– Ampliação da Escola de Educação Infantil Sagrada Família, do distrito do Guatá, que atende mais de 100 alunos;

– Reforma da sala de educação infantil do pré-escolar Branca de Neve, que funciona sob a mesma direção da Escola Municipal José Heleodoro Barreto Júnior, do bairro Arizona;

– Ampliação e união das Escolas Municipais de Educação Infantil Tia Marli e Maria Araújo Tancredo;

– Construção de duas novas salas de aula, de uma sala para materiais diversos e dois banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. Escola Municipal Hilário Pescador.

Secretária interina de Educação apresenta ações e projetos aos vereadores de Lauro Müller

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Sessão ordinária:

Vereadores aprovam projetos que denominam ruas nos bairros Cairu, Bela Vista e Quilômetro Doze

A sessão ordinária da Casa Legislativa de Lauro Müller dessa segunda-feira (20), sob a presidência do vereador José Antonio De Bettio, contou com várias pessoas na galeria do plenário.

Na Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei Ordinária nº 68/2017, de autoria de Manoel Leandro Filho, que denomina rua do Loteamento Bela Vista; nº 77/2017, de autoria de Pedro Luiz Machado, que denomina cinco ruas no bairro Cairu; e nº 79/2017, de autoria de Hélio Luiz Bunn, que denomina três ruas no Loteamento Bela Vista. Ao total, nove moradores do município foram merecidamente homenageados com as indicações.

Também foi aprovado o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 2/2017. Conforme justificativa, o objetivo é adequá-la para recebimento de Lei Complementar que visa instituir aos servidores da Administração Pública, direta e indireta, instituída e mantida pelo Município de Lauro Müller, o regime jurídico estatutário, com vistas à regularidade jurídica.

EXPEDIENTE

Projeto de Lei Ordinária nº 82/2017, do Executivo: “Dispõe sobre a alteração da Lei Municipal nº 1.781/2013, que trata da instituição da Bolsa Moradia e Alimentação para médicos participantes do Programa Mais Médicos para o Brasil”.

Projeto de Lei Ordinária nº 83/2017, do Executivo: “Dispõe sobre a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf e sobre a criação de cargos, vagas e contratação para o Nasf, nos termos do Artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal “.

INDICAÇÕES

Nº 200/2017, do vereador Pedro Luiz Machado: “Realizar manutenção na ponte pênsil, no Quilometro Um, ligando a Rua Paulo Gabriel à outra margem do rio, atendendo aproximadamente dez famílias nesta comunidade”.

Nº 201/2017, do vereador Pedro Luiz Machado: “Manutenção das lajotas na Rua Operária do Meio, no distrito de Guatá”.

Nº 202/2017, do vereador Pedro Luiz Machado: “Cortar a árvore que se encontra entre o encruzo da Rua Dr. Flávio Righetto e o acesso ao Pré-Escolar Tia Marli, que está atrapalhando o trânsito”.

Nº 203/2017, do vereador Manoel Leandro Filho: “Colocação de uma lixeira nos padrões da Prefeitura Municipal, na Rua Novo Horizonte, próximo à residência do senhor José Bonifácio Neto, no distrito de Guatá”.

Nº 204/2017, do vereador Manoel Leandro Filho: “Manutenção das luminárias na Rua João Antonio Luciano, no distrito de Guatá”.

Nº 205/2017, do vereador Paulo César Freiberger: “Fazer reparos nas estradas gerais de Cabo Aéreo, de Rio da Vaca, até o Pesque e Pague do Neguinho e de Morro da Palha, acesso ao Balneário Godinho”.

Notícias Relacionadas

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.