Poder Legislativo

Vereadores se mobilizam e Governo Municipal altera desconto no pagamento do IPTU em Cocal do Sul

No primeiro momento, os pagamentos à vista receberiam 5% de desconto e agora, este montante passa para 10%.

                                                   Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Após manifestações de vereadores, o Governo Municipal decidiu substituir o projeto que concede desconto no pagamento do IPTU e o ISSQN – Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza, em Cocal do Sul. No primeiro momento, os pagamentos à vista receberiam 5% e este montante agora passa para 10%. A mudança foi aprovada em sessão legislativa desta terça-feira (27), presidida pelo vereadora Roseny Cittadin Barbosa, a Nega (MDB).

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Após a alteração, o projeto segue para análise nas comissões. “Os vereadores conversaram com o Governo Municipal e o foi sinalizado que o aumento no desconto não seria alterado. Depois da mobilização, está aqui a mudança proposta. Isso ajudará muito a população, mesmo que seja pouco”, comentou o vereador Erik Pereira Zeferino (PC do B)

Caso o repasse não fosse reajustado, os vereadores articulavam confeccionar uma emenda para conceder os 10%. “Não concordamos da forma que chegou aqui. Iríamos fazer uma emenda. Ele (prefeito) teria que entrar na Justiça. Mas através do diálogo, ele voltou atrás e substituiu o prjeto. A gente cobra quando tem que cobrar e enaltece quando as coisas acontecem.  Se dependesse de nós, buscaríamos 20% ou 30%, mas afetaria a arrecadação da cidade”, destacou o vereador Marcel Freitas (PSDB).

“É uma conquista e nada mais justo do que repassar esse desconto aos contribuintes. Iria levar adiante a proposta da emenda para alcançar os 10%, inclusive com pareceres jurídicos. Mas, felizmente teve a sensibilização do Governo Municipal. Houve conversa e o consenso. Agradecemos ao prefeito pela substituição do projeto”, enfatizou o vereador Luiz Henrique Bittencourt (PP).

“No ano passado foi concedido o mesmo valor. Antes eles queriam dar 5% e agora será maior. Com certeza serei favorável ao projeto e votaremos a favor”, completou o vereador Adriano Possamai Della (PSDB).

O projeto será analisado junto às comissões pelos vereadores e depois, colocado novamente em votação definitiva. O benefício, após aprovação do prefeito, será concedidos aos pagamentos do IPTU e ISSQN à vista, até o dia 29 de março de 2019.

Veja vídeo da sessão

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Projeto “Vem Comigo” concede desconto em mensalidade ao indicar pessoas para ingressar no Unibave

As inscrições para participar do projeto “Vem Comigo” devem ser realizadas até o dia 11 de agosto