Trânsito

Diretor de trânsito explica sobre as vagas de estacionamento para idosos e deficientes

Todas essas determinações de vagas são obrigatórias, sendo que a Prefeitura terá que adequar todas para ficar dentro da lei especifica.

Foto: Divulgação

As Leis Federais 10.048 e 10.098, ambas do ano de 2000, regulamentadas pelo Decreto Federal no 5.296/2004, coordenam sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência física ou visual nos estacionamentos de veículos, definindo inclusive o porte de identificação.

A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência.

As Leis em assunto são federais e apresentam diretrizes para os procedimentos nos municípios, pois cada município é responsável pela implementação, gestão e fiscalização do uso de vagas especiais na sua localidade.

A fim de explicar como funcionam as vagas de estacionamentos para deficientes e idosos, o Diretor Municipal de Trânsito, Clovis de Oliveira, explica que todos os municípios são obrigados a seguir essa norma. Recentemente, por procedimento do Ministério Público, começaram a ser implantadas as vagas especiais, que são vagas relativas as resoluções 303 e 304 do departamento nacional de trânsito.

“Segundo essas leis, somos obrigados a disponibilizar do total de vagas 2% para deficientes e 5% para idosos, iniciamos no mês de janeiro a implantação dessas vagas, no centro de São Joaquim possui 530 vagas, dentro desse parâmetro nó precisamos instalar 11 vagas de deficientes e 27 de idosos, faremos isso no decorrer dos próximos meses” ressalta Clovis.

Todas essas determinações de vagas são obrigatórias, sendo que a Prefeitura terá que adequar todas para ficar dentro da lei especifica. “Já estamos estudando a abertura de mais vagas para desafogar tendo em vista que hoje São Joaquim é uma cidade do estado onde o índice de carro por habitante é muito grande” finaliza.

Para quem desejar a autorização é fácil: para idosos é necessário ir até o departamento de trânsito municipal munido com a documentação, comprovando maioridade de 60 anos e os deficientes e para deficientes com o laudo médico atestando a condição. Essas autorizações são gratuitas.

Colaboração: Comunicação / Imprensa Prefeitura de São Joaquim

Notícias Relacionadas

Centro de Convivência: Siderópolis terá novo espaço para receber crianças, jovens, adultos e idosos

O local receberá grupos que integram o serviço de convivência, que totalizam 326 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

Prefeitura de Jacinto Machado vacina idosos contra a gripe em casa para evitar aglomerações nos postos

No total, são 2.200 pessoas acima de 60 anos, que serão imunizados.

Supermercado Loli prepara festa especial de Dia das Crianças em Lauro Müller

Parque com brinquedos, sorteio de mini moto elétrica e um delicioso lanche marcarão o momento especial no estacionamento do supermercado.