Segurança

SC atinge marca de 80% de esclarecimento de homicídios e se aproxima de índice europeu

Número de prisões em flagrante também aumentou em 2024, em comparação com o ano anterior

Foto: Divulgação

Dados divulgados pela Polícia Civil de Santa Catarina mostram que o Estado atingiu uma marca história quando se trata da porcentagem de homicídios elucidados. Até segunda-feira (22), 80% dos casos de homicídio foram esclarecidos, o que demonstra um aumento da produtividade da instituição.

A análise de dados estatísticos foi divulgada pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil nesta quarta-feira (23) e consideram o período de 1º de janeiro a 22 de abril de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

— Os crimes acontecem e não ficam esquecidos. Vão sendo elucidados. Nós pretendíamos alcançar uma meta, em 2024, de 75 ou 77%, que são os índices do Canadá e da Austrália, mas esse percentual foi atingido no ano passado — assinalou o delegado geral da PCSC, Ulisses Gabriel.

O planejamento estratégico da polícia catarinense prevê a meta de chegar até 2026 com 89% dos crimes de homicídio esclarecidos.

— A Inglaterra, por exemplo, resolve 80% (o mesmo número que Santa Catarina tem resolvido) o que demonstra uma atuação muito firme das forças de segurança: Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros sempre integrados com o Ministério Público e o Poder Judiciário — destacou.

Número de prisões em flagrante também aumentou

Entre os dados levantados no relatório, outra informação teve destaque: o número de prisões em flagrante. Houve um aumento de 22% em comparação com 2023. Conforme a PC, na última semana as prisões em flagrante ocorreram em sua maioria pelos crimes de tráfico de drogas (63,89%), receptação dolosa (26,11%), associação para o tráfico (19,44%) e adulteração de sinal identificador de veículos (13,89%).

No ano de 2024, já foram presas em Santa Catarina por meio de mandados de prisão 1.920 pessoas, um aumento de 34,55% em comparação com o ano passado. O aumento de cumprimento de mandados de prisão foi de 64,09%.

A Polícia Civil ainda elencou as delegacias com melhor desempenho, as quais aparecem no seguinte ranking:

DIC de Lages;
DIC/Fron Chapecó;
DIC de Joinville;
DIC de Tubarão;
DPCo de Imbituba;
DIC de Blumenau;
DRRF Blumenau;
DRR Florianópolis;
DIC de São José;
DIC de Criciúma;
DIC de Laguna,
DIC de Itajaí;
DIC de Palhoça.

Também houve aumento no cumprimento de mandados de busca e apreensão, com 2.435 mandados cumpridos, 14% a mais do que no ano passado. O destaque vai para a Delegacia de Defraudações (DD/DEIC), DIC de Blumenau e DPCo de Imbituba.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Primeiro de SC: Santuário Sagrado Coração de Jesus recebe o título de basílica menor

Título honorífico é uma honraria concedida somente pelo Papa e é o mais alto que uma igreja fora de Roma pode receber.

Tencati testa Tigre com três atacantes mais uma vez

Sócio do Criciúma poderá retirar ingresso gratuito para criança na Copa do Brasil

Funcionário é arrastado e desaparece no rio após carro de empresa cair de ponte alagada em SC

Outros dois ocupantes conseguiram sair da água. Os três trabalham em uma empresa de internet e faziam manutenção de uma torre em Bom Jardim da Serra.