Geral

Carbonífera Catarinense realiza o projeto Horta na Escola em Lauro Müller

Essa é uma das ações da empresa alusivas à Semana do Meio Ambiente

Divulgação

Durante essa semana o cuidado com o Meio Ambiente está sendo lembrado em todo o Brasil. Em Lauro Müller, a Carbonífera Catarinense está realizando o Projeto Horta na Escola em dois colégios.

A Escola Engenheiro Ernani Cotrin foi a primeira a participar do projeto nesta terça-feira (4). Já a Escola Municipal Rio Capivaras Alto irá implantar a Horta nesta quinta-feira (6).

A engenheira ambiental da Carbonífera Catarinense, Aline de Bittencourt Rabello, explica como surgiu o projeto com as escolas. “Esse é um projeto que nasceu de uma vontade da direção com o setor de meio ambiente de envolver a empresa na vida da comunidade. Analisando a carência das escolas da região, optamos em levar a horta até eles. Essas escolas têm lanche oferecido pela própria escola, então eles têm resto de comida, cascas de verduras e frutas. Podemos aproveitar esses materiais para fazer a compostagem, que é pegar esses resíduos, fazer adubo e usar na própria horta. É legal ter esse envolvimento das crianças com a terra, com a horta, com a comida saudável e sem agrotóxico”.

Divulgação

O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira foi uma palestra de educação ambiental, que abordou assuntos como a compostagem e técnicas de plantio. Já a segunda etapa foi prática, quando os alunos montaram a horta juntamente com a Carbonífera. “Primeiro fazemos palestras ensinando como é que se trabalha com a compostagem, como se faz o adubo com o resto de comida e como se planta, incluindo a melhor época de se plantar e colher, o espaçamento entre as verduras. A segunda etapa é a prática em que ensinamos eles plantarem. Exatamente tudo o que foi ensinado será colocado em prática”, explica a engenheira ambiental.

Aline ainda destaca a importância da educação ambiental para as crianças. “Temos que saber desde o início a cuidar do meio ambiente, nós temos que ter um conhecimento do todo, é importante e necessário”.

Divulgação

A diretora da Escola Engenheiro Ernani Cotrin, Rejane Pereira dos Santos, conta que cerca de 350 alunos estão participando do projeto. São alunos desde o 1° ano do ensino fundamental até o 2° ano do ensino médio. Para a diretora essa é uma oportunidade de os alunos terem contato com o meio ambiente. “Quem mora no interior tem esse contato, mas quem mora por aqui é raro ter uma horta m casa, e quando tem não são eles que cuidam, são os pais”, comenta.

Divulgação

A horta escolar vai permitir que os alunos cuidem das verduras plantadas e também que os próprios alunos desfrutem dos alimentos. A diretora explica que as verduras colhidas serão levadas pelos alunos para casa, contribuindo para a alimentação saudável de muitas famílias da comunidade. Além disso, um dos alunos terá como atividade a venda das verduras. Ele ficará responsável de colher e vender os alimentos. O valor arrecadado permitirá a reposição das mudas e uma economia que ajudará a família do aluno.

A Horta na Escola é mais uma das ações da Carbonífera Catarinense que destaca a importância do cuidado com a natureza e o meio ambiente. Nesta quinta-feira (6), o projeto continua na Escola Municipal Rio Capivaras Alto.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Divulgação

Divulgação

 

Divulgação

Divulgação

Notícias Relacionadas

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Projeto de futuro loteamento pode render até R$ 35 milhões ao josefinos em Orleans

Decreto de utilidade pública expedido pela prefeitura pretende impedir possível especulação imobiliária de área estratégica. A intenção é adquirir o local para investimentos em educação, cultura, esporte e lazer

Supressão vegetal, em bordo da SC-390 de Lauro Müller, finaliza derrubada de árvores maiores

Trabalhos de remoção das toras e galhos segue nesta quinta-feira (5). Interrupções no tráfego de veículos serão feitas somente se necessário.

Balneário Godinho comemora aniversário com festa e abertura oficial do Verão 2018/2019

Empreendimento turístico localizado em Lauro Müller é visitado todo o ano por milhares de pessoas, em especial no verão. Grupo musical animará visitantes neste domingo (02) à beira da piscina.