Geral

Carbonífera Catarinense realiza o projeto Horta na Escola em Lauro Müller

Essa é uma das ações da empresa alusivas à Semana do Meio Ambiente

Divulgação

Durante essa semana o cuidado com o Meio Ambiente está sendo lembrado em todo o Brasil. Em Lauro Müller, a Carbonífera Catarinense está realizando o Projeto Horta na Escola em dois colégios.

A Escola Engenheiro Ernani Cotrin foi a primeira a participar do projeto nesta terça-feira (4). Já a Escola Municipal Rio Capivaras Alto irá implantar a Horta nesta quinta-feira (6).

A engenheira ambiental da Carbonífera Catarinense, Aline de Bittencourt Rabello, explica como surgiu o projeto com as escolas. “Esse é um projeto que nasceu de uma vontade da direção com o setor de meio ambiente de envolver a empresa na vida da comunidade. Analisando a carência das escolas da região, optamos em levar a horta até eles. Essas escolas têm lanche oferecido pela própria escola, então eles têm resto de comida, cascas de verduras e frutas. Podemos aproveitar esses materiais para fazer a compostagem, que é pegar esses resíduos, fazer adubo e usar na própria horta. É legal ter esse envolvimento das crianças com a terra, com a horta, com a comida saudável e sem agrotóxico”.

Divulgação

O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira foi uma palestra de educação ambiental, que abordou assuntos como a compostagem e técnicas de plantio. Já a segunda etapa foi prática, quando os alunos montaram a horta juntamente com a Carbonífera. “Primeiro fazemos palestras ensinando como é que se trabalha com a compostagem, como se faz o adubo com o resto de comida e como se planta, incluindo a melhor época de se plantar e colher, o espaçamento entre as verduras. A segunda etapa é a prática em que ensinamos eles plantarem. Exatamente tudo o que foi ensinado será colocado em prática”, explica a engenheira ambiental.

Aline ainda destaca a importância da educação ambiental para as crianças. “Temos que saber desde o início a cuidar do meio ambiente, nós temos que ter um conhecimento do todo, é importante e necessário”.

Divulgação

A diretora da Escola Engenheiro Ernani Cotrin, Rejane Pereira dos Santos, conta que cerca de 350 alunos estão participando do projeto. São alunos desde o 1° ano do ensino fundamental até o 2° ano do ensino médio. Para a diretora essa é uma oportunidade de os alunos terem contato com o meio ambiente. “Quem mora no interior tem esse contato, mas quem mora por aqui é raro ter uma horta m casa, e quando tem não são eles que cuidam, são os pais”, comenta.

Divulgação

A horta escolar vai permitir que os alunos cuidem das verduras plantadas e também que os próprios alunos desfrutem dos alimentos. A diretora explica que as verduras colhidas serão levadas pelos alunos para casa, contribuindo para a alimentação saudável de muitas famílias da comunidade. Além disso, um dos alunos terá como atividade a venda das verduras. Ele ficará responsável de colher e vender os alimentos. O valor arrecadado permitirá a reposição das mudas e uma economia que ajudará a família do aluno.

A Horta na Escola é mais uma das ações da Carbonífera Catarinense que destaca a importância do cuidado com a natureza e o meio ambiente. Nesta quinta-feira (6), o projeto continua na Escola Municipal Rio Capivaras Alto.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Divulgação

Divulgação

 

Divulgação

Divulgação

Notícias Relacionadas

Shows com Vigário Jack, Candieiro e Concurso de Terno de Reis marcam encerramento do Encantos de Natal em Lauro Müller

A abertura da programação aconteceu no dia 4 de dezembro, quando um grande desfile de Natal levou milhares de pessoas para a região central da cidade.

Van capota e deixa criança gravemente ferida em Lauro Müller

Segundo informações extra-oficiais, a vítima que estava com os pais, foi arremessada para fora do veículo.

Joãozinho da Farmácia atende em novo endereço em Lauro Müller

Farmácia Nossa Senhora Aparecida muda de endereço, mas mantem tradição de 34 anos atendendo agora em frente a Praça Henrique Lage, ao lado da cabeceira da ponte, na entrada da cidade.

Supermercado Loli prepara festa especial de Dia das Crianças em Lauro Müller

Parque com brinquedos, sorteio de mini moto elétrica e um delicioso lanche marcarão o momento especial no estacionamento do supermercado.