Poderes Municipais

Cemitério de Tubarão segue sem novos sepultamentos

Foto: Divulgação

Integrantes da Comissão de Estudo e Avaliação das Condições dos Cemitérios entregaram, ao prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, o relatório final elaborado pelo grupo. A comissão foi criada com a incumbência de fazer um diagnóstico da situação dos cemitérios do município, em especial do Central. De acordo com o parecer, o local ainda não tem condições de ser aberto para novos sepultamentos.

Durante 73 dias, os membros realizaram estudos que resultaram na elaboração do documento, que traz uma avaliação da situação dos 13 cemitérios de Tubarão e aponta sugestões, inclusive com a proposta de legislação própria.

“A intenção é criar normas que regularizem os sepultamentos, para que não continuem contaminando o solo”, explica o vereador José Luiz Tancredo, presidente da comissão. “Só no Central estão cadastrados mais de 1,3 mil túmulos, perfazendo cerca de 4 mil sepultamentos. Mas esse número pode ser bem maior, pois não há registros precisos”, reconhece Tancredo.

O prefeito Joares salientou que o documento dará respaldo técnico para que a administração municipal possa tomar os devidos encaminhamentos com responsabilidade. “Sabemos que há um grande clamor da população pela abertura do cemitério Central, contudo, a entrega deste documento é apenas o primeiro passo, pois temos ainda que seguir uma série de recomendações do Ministério Público e cumprir o termo de ajuste de conduta firmado”, explica.

“Esse relatório técnico vai subsidiar a tomada de decisões e esperamos que a partir dele possamos, o mais breve, permitir novos sepultamentos, já dentro das normas indicadas pela lei específica para a área que vamos criar”, ressalta o prefeito.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Soluções para agilizar serviços do SVO são discutidas na AMREC