Geral

Com a missão de dar suporte a empreendedores, Unibave inaugura a Incubadora Inventa

Inauguração e palestra lotaram o Centro de Vivências; iniciativa visa dar condições para que ideias se tornem oportunidades de negócios.

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) deu um importante passo a fim de impulsionar a região por meio do incentivo ao empreendedorismo e à inovação. Na noite desta terça-feira, dia 10, foi inaugurada a Incubadora Inventa, com a missão de dar suporte aos empreendedores no desenvolvimento do seu negócio, no que diz respeito à viabilidade técnica, mercadológica e financeira.

O evento, que lotou o Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, também contou com a palestra Empresas Inovadoras, proferida pelo CEO da GAM Distribuidora, Luís Augusto Aragon Nuernberg, com o corte da fita inaugural, com visitação à incubadora no Bloco F do Unibave e, por fim, com um coffe break.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Na ocasião, se fez presente o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, Moris Kolh; o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch; o vice-prefeito de Orleans, Mário Coan; e o presidente da CDL de Orleans; Marcelo Dalazen; além de demais representantes do poder público e de entidades da região, empresários e acadêmicos.

Entre as autoridades do Unibave que marcaram presença, estava o reitor, professor Guilherme Valente de Souza; o vice-reitor, professor Luiz De Noni; o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Leonardo de Paula Martins; o pró-reitor de Administração, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Dimas Ailton Rocha; o coordenador do Curso de Sistemas de Informação e da Incubadora Inventa, professor Nacin Miguel Francisco Júnior; e a coordenadora de pesquisa e responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit), professora Ana Paula Bazo.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A Incubadora Inventa tem como intuito contribuir para a cultura empreendedora na comunidade acadêmica, criando condições para as ideias se tornarem oportunidades de negócio, preparando, assim, os alunos para o mercado de trabalho, com uma postura e visão empreendedora. A inventa pode promover um conjunto de atividades que estimulam e preparam os acadêmicos para desenvolverem projetos e transformá-los em negócios.

Com 120 metros quadrados, contém espaços de convivência, sala de reuniões, cinco salas privativas e coworking para trabalho integrado e colaborativo, além de recepção e copa equipada e mobiliada. Atualmente, já conta com três empresas incubadas, das áreas de tecnologia, treinamento e recursos humanos. Durante esta semana, mais duas deverão submeter projeto para ingressarem no espaço.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

“Nossa intenção é alavancar o empreendedorismo na região. Aqui, elas vão receber todo o suporte para depois irem para o mercado de trabalho”, explicou o coordenador da Inventa, professor Nacim Miguel Francisco Júnior. O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, falou da satisfação desta realização. “Agradeço a presença de todos que abrilhantam o nosso lançamento. Sem dúvida, é um momento marcante para a nossa instituição. Quanto mais pessoas unidas, melhor será, mais inovação e desenvolvimento conseguiremos trazer para Orleans e região”, afirmou.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Jorge Koch anunciou uma boa notícia. “O poder público será parceiro financeiramente, pois sei que precisará de recurso, então fica aqui o nosso compromisso de, em até 90 dias, repassarmos o valor de R$ 100 mil para que vocês deem seguimento aos trabalhos”, adiantou. O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, Moris Kolh, por sua vez, falou sobre o potencial da Incubadora Inventa. “O impacto que dá para um negócio que escala dentro da incubadora é formidável. É sobre você estar em Orleans ou no entorno e permanecer aqui, gerando emprego, renda e oportunidades”, declarou.

Foto: Comunicação Unibave

Uma conquista sonhada há 14 anos

A Inventa é um dos componentes da área de Inovação do Unibave, inserida na Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex). Segundo o seu pró-reitor Dimas Ailton Rocha, a partir da transformação da Instituição em Centro Universitário, em 2006, o Unibave vem participando ativamente de associações com outras instituições de ensino, entidades de apoio à pesquisa e demais formas de angariar fundos que possam auxiliar no desenvolvimento da região, principalmente no quesito inovação.

“É o que entendemos como vocação e razão de existir”, afirma. Em 2008, o Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio do Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), lançou um edital de apoio com o intuito de estruturar as redes estaduais de núcleos de inovação tecnológica. O Unibave passou a buscar alternativas para o desenvolvimento regional sustentável, com o objetivo de implantar na região das Encostas da Serra Geral uma indústria de base tecnológica que suprisse as necessidades exigidas por essa necessidade regional.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Em 2010, a criação dos Núcleos de Pesquisa do Unibave, segundo Dimas, foi a semente de seu futuro Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Seis núcleos de pesquisa e extensão integram os cursos de graduação. Em 22 de setembro de 2016, por intermédio de um convênio com a Prefeitura de Orleans, a Associação Empresarial de Orleans (ACIO) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Orleans, foi implantada a Incubadora de Base Tecnológica do Unibave, a Inventa. Iniciaram-se os primeiros contatos com empresas interessadas em se instalar ou em investir nas possibilidades de start-ups.

Em 2020, o Unibave é contemplado por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o que possibilita a remodelagem e estruturação da “Inventa” para ser centro de convergência da inovação na região. “Percebe-se que, desde 2019, há um movimento constante no sentido de desenvolver-se tecnologia na região. A gestão estará sempre buscando aprimorar as formas de contato e incentivo aos empreendedores, seja na forma de treinamento, indicações, fornecimento de um ambiente propício aos negócios dentre outros tipos de apoio”, ressalta o pró-reitor.

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Grupo RB recepciona clientes durante evento em comemoração ao 5º aniversário

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina