Saúde

Com atuação de vereadora, nove profissionais são contratados via Mais Médicos para Criciúma

Em reuniões em Brasília, Giovana Mondardo conseguiu reverter o quadro de inelegibilidade do município para adesão ao programa.

Foto: Giovane Marcelino

O programa Mais Médicos, implantado pelo Governo Federal, já conta com profissionais atuando nas Unidades Básicas de Saúde de Criciúma. Desde o início deste ano, profissionais interessados em atuar no programa se cadastraram em todo o Brasil para atuar na atenção primária. No primeiro momento, o município de Criciúma perdeu o prazo de inscrição no programa, mas conversas da vereadora Giovana Mondardo junto à equipe do Ministério da Saúde conseguiram reverter o caso.

Em abril, o requerimento 250/2023 apresentado na Câmara de Vereadores questionou o poder executivo sobre a participação no programa. Após a devolutiva de perda de prazo, a vereadora foi à Brasília buscar soluções. “Com muito empenho e dedicação, estivemos na Secretaria Nacional de Atenção Primária buscando fazer com que Criciúma voltasse a ficar elegível para receber profissionais do programa Mais Médicos”, explicou Giovana.

Com a articulação no Ministério da Saúde, o município já conta com nove profissionais espalhados nas unidades de saúde. “Com isso, nenhuma unidade básica de saúde está com falta de médicos. A presença do Mais Médicos em Criciúma foi fundamental para que a população possa ser atendida da melhor forma possível”, falou a vereadora.

Valorização dos profissionais

Uma das principais solicitações que chega à Câmara de Vereadores é o pagamento desses profissionais, que está abaixo da média em relação a cidades vizinhas. Ainda de acordo com a vereadora, olhar com zelo para a saúde contribui para a melhoria do serviço. “Precisamos que o município olhe com mais carinho para todos os profissionais de saúde com o fomento da participação dos profissionais aqui, tendo vista que muitos preferem trabalhar em outros municípios por conta de maior remuneração”, completou Giovana.

Na Sessão Ordinária da última terça-feira, dia 24, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei do executivo 120/2023 que dispõe sobre a coparticipação ao programa Mais Médicos, sendo uma forma do município também fomentar com esses profissionais contratados via programa do Governo Federal, criado em 2013 e que este ano contou com 34 mil inscrições em todo o Brasil.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

“Eu não tenho medo de ameaça”, dispara vereadora Ema Hoffman contra presidente da Coopermila

A fala ocorreu na sessão da Câmara de Vereadores de Lauro Müller na noite desta segunda-feira (1°)

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.