Geral

Com Inclusão Digital, idosos de Lauro Müller estão aprendendo a ler e escrever

Curso de informática no distrito de Guatá traz informação para alunos da terceira idade e, com prática em sala de aula, muitos deles estão sendo alfabetizados.

Divulgação

Alunos da terceira idade, frequentadores do programa de Inclusão Digital oferecido pela Administração Municipal de Lauro Müller, estão aprendendo a usar o computador como ferramenta diária. Desconhecido por alguns, experiência nova para a maioria, o acesso à informática está gerando uma quebra de paradigma social, com o início da alfabetização de alunos que passam, agora, a ter contato com a escrita e a leitura.

Os cerca de vinte alunos da turma de Inclusão Digital, realizado no distrito do Guatá têm, agora, a primeira interação com o computador, principalmente para a digitação de textos e a exploração da internet. Durante as aulas, alguns dos participantes passaram a ler e escrever, com aprendizado vindo do contato com a informática, com a supervisão do orientador. “Estamos tendo um retorno muito positivo desses alunos. Todos entraram sem saber mexer com a máquina e hoje já dominam os conceitos básicos do computador”, afirma o professor Marius Ronchi.

A possibilidade da interagir com o computador, principalmente nas tarefas de digitação e leitura do material produzido, fez com que a aposentada Marlene da Silva Elias, 71 anos, começasse a ler e escrever. Ainda de forma inicial, a moradora do Guatá diz que quer complementar a aulas de informática para aprimorar a alfabetização, que começou com a Inclusão Digital, para realizar um sonho. “Quero aprender para ler toda a Bíblia, para completar minha devoção em Deus”, diz Marlene. Além dela, o aposentado Antônio Padilha também deu os primeiros passos na alfabetização aprendendo a manusear o computador. “Acho essa iniciativa muito boa para nós. Estou aprendendo muito aqui”, conta.

Segundo a secretária de Assistência Social do município, Rubia da Silva, a oferta de vagas para Inclusão Digital na terceira idade deve ser ampliada. “Para nós, da secretaria de Assistência Social, é uma satisfação esse trabalho. (…) Esse é o carinho que queremos para nosso povo. Esse programa traz para as pessoas da terceira idade, que estão participando do programa, a possibilidade de independência e emancipação”, afirma Rubia. De acordo com a secretária, o projeto de Inclusão Digital executado pela Administração Municipal é uma ponte para a alfabetização, sendo uma das pontas de atendimento Centro de Referência de Assistência Social do município.

Na visita ao programa, o prefeito Valdir Fontanella pode conversar com os aprendizes de informática, conhecendo o desempenho durante as aulas. “Me sinto feliz, sabendo que vocês estão aprendendo com a informática. É satisfatório ouvir de vocês, as conquistas que cada um tem nos mostrado hoje. Tenho muita alegria pela mudança positiva que esse programa tem trazido para a vida de vocês”, conta o prefeito.

As aulas do programa de Inclusão Digital para a terceira idade são realizadas no Centro Comunitário do Guatá.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Centro de Convivência: Siderópolis terá novo espaço para receber crianças, jovens, adultos e idosos

O local receberá grupos que integram o serviço de convivência, que totalizam 326 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Supermercado Loli prepara festa especial de Dia das Crianças em Lauro Müller

Parque com brinquedos, sorteio de mini moto elétrica e um delicioso lanche marcarão o momento especial no estacionamento do supermercado.